segunda-feira, 3 de abril de 2017

Comunicado - CPPCPP


Comunicado Oficial a 03-04-2017

Após a manifestação do Rogil no passado dia 4 de Março, onde estiveram várias centenas de populares do Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano, autarcas e deputados da assembleia da republica, ficou a promessa de reunião com a secretária de estado do ambiente e ordenamento do território, Célia Ramos e o secretário de estado das pescas ,José Apolinário.
Pois bem, reuniram-se na Camara Municipal de Aljezur as Comissões Pescadores ...População da Costa Portuguesa com os Secretários de Estado do Ambiente, Ordenamento do território e das pescas, estiveram presentes oa 4 autarcas do PNCVSA, presidente do ICNF e Valentina Calixto directora do PNCVSA.

A reunião durou cerca de 5 horas.
Os assuntos em discussão tiveram a ver com as areas de restrição (proibida) à pesca ludica, parciais tipo 1 no PNCVSA e ao periodo do defeso da especie "Sargo" no parque natural.
Foi unanime entre as Comissões Pescadores População da Costa Portuguesa e os autarcas de Sines , Odemira, Aljezur e Vila do Bispo que nunca hesistiu estudos cientificos para a implemetação destas areas, nunca houve mostra da monotorização bem como a sua sinalização (em que todos os dias são autoadas pessoas por falta de conhecimento).
Por não haver estudos cientificos, passa a ser uma posição Politica! Afirmaram os autarcas !
Compararam que para a agricultura intensiva e para a prospeção dos indrocarbonetos não tem problema no PNCVSA e que os culpados são os pescadores ludicos para o desaparecimento das especies.

O estudo do parque natural é de 1996 !!
A posição da secretária de estado do ambiente é que iria dar noticias as Comissões e aos autarcas no final do mês de abril.

Em relação a revogação do periodo do defeso da especiei sargo, o Secretário de Estado, Jose Apolinário é que seria publicado no Diario da Republica assim que possivel.
De salientar que o Governo Anterior que durou 2 meses, prometeu às Comissões, que iria abolir estas areas proibidas, visto que tambem considerava não hesitir os tais estudos cientificos, acta em anexo que comprova, desde 2014 nada foi feito.

As Comissões vão aguardar (com atenção) e têm abertura com o Governo para serem criadas condições em que as populações que vivem nestas areas passam a ter paz social.
As Comissões repudiam qualquer proposta do Governo, que vá no sentido da DISCRIMINAÇÃO entre portugueses !!!

Com consideração e agradecimentos.



Cumprimentos,

As Comissões

Sem comentários: