quarta-feira, 25 de junho de 2008

Enciclopédia de várias Espécies

Truta Marisca (Salmo trutta trutta ) - Sea Trout
Meio ambiente: Pelágica; água salgada;
pH: -
Profundidade: 5-50m.
Clima: Temperado;
Temperatura: 24º B
iologia: Prefere as frias e bem oxigenadas águas com limites de tolerância menores que truta arco-íris. Escolhe grandes correntes nas zonas montanhosas com cobertura de rochedos, vegetação e reentrâncias. É maioritariamente diurna e alimenta-se de insectos, moluscos, crustáceos e pequenos peixes. Matura em 3-4 anos com reprodução nos rios e ciclo parecido com o salmão.


Tintureira (Prionace Glauca) - Blue Shark
Meio ambiente: Pelágica; oceânica;
pH: -
Profundidade: 0-350m.
Clima: Subtropical;
Temperatura: 7-21º
Biologia: Oceânica mas pode ser encontrada muito perto da costa. Normalmente encontrada até aos 150m. Vista em estuários. Come peixes vertebrados, pequenos tubarões, lulas, caranguejos vermelhos pelágicos e ocasionalmente peixes marinhos e lixo. Matura em 4-5 anos e com 250cm.


Solha (Pleuronectes platessa) - European Plaice
Meio ambiente: Grande imersão; não-migratória;
pH: -
Profundidade: 0-200m.
Clima: Temperado.
Temperatura: 2 - 15°C
Biologia: Vive em fundos mistos. Os espécimes mais novos são frequentes nas praias planas de banho. Alimenta-se principalmente em moluscos de casca fina e polychaetes. Muito activo durante a noite em águas baixas enquanto permanece enterrado na areia durante o dia. estacionário por longos períodos. É o mais importante peixe plano da pesca Europeia.


Siluro (Silurus glanis) - Wels catfish
Meio ambiente: Grande imersão; não-migratório; água doce;
pH: -
Profundidade: 0-30m.
Clima: Temperado;
Temperatura: 4-20º
Biologia: Aparece normalmente em grandes lagos e rios. Conhecido por se alimentar de noite de patos e pequenos peixes. Vários países queixam-se de sério impacto ecológico negativo após a introdução. A população mínima duplica-se de 4.5-14 anos.

Sargo Legítimo (Diplodus sargus) - White seabream
Meio ambiente: Oceânico; grande imersão;
pH: -
Profundidade: 5-50m.
Clima: Temperado a subtropical;
Temperatura: -
Biologia: Habita as zonas rochosas costeiras. como os outros membros da sua família, é muito activo e frequenta a zona de rebentamento, de preferência ao nascer do sol. Alimenta-se de conchas e outros invertebrados bênticos que retira do sedimento.




Salmão (Salmo salar) - Atlantic salmon
Meio ambiente: Bentopelágico; anadromous;
pH: -
Profundidade: 0-10m.
Clima: Temperado.
Temperatura: 2 - 9°C
Biologia: As crias ficam em água doce de 1-6anos, depois migram para o oceano onde permanecem de 1-4anos para voltar aos rios e à agua doce para procriar. Activos durante o dia. Alimentam-se de moluscos, crustáceos, insectos, lulas, camarões e peixe. Algumas populações em lagos estão fechadas sem acesso ao mar. Preferem as temperaturas frias.




ROBALO (Dicentrarchus labrax) - European Seabass
Meio ambiente: Oceânico;
pH: -
Profundidade: 10m.
Clima: Temperado a subtropical.
Temperatura: 8 - 24°C
Biologia: Habita a zona litoral em vários tipos dos fundos e estuários, em lagoas e ocasionalmente em rios. Inscreve águas litorais e bocas de rio no verão, mas migra com tempo mais frio. Os peixes novos dão forma à escola, mas os adultos parecem ser menos gregários. Alimentações principalmente em camarões, moluscos e peixes. Os ovos são pelágicos.




Peixe espada (branco) (Lepidopus caudatus) - Silver scabbardfish
Meio ambiente: Grande imersão; oceânico;
pH: -
Profundidade: 100 - 600m
Clima: -
Temperatura: -
Biologia: Aparece na placa continental, ao longo da sua beira até a uma máxima descida de 600m. Usualmente está nos fundos arenosos dos 100 aos 250m. Migra para aguas médias de noite. Forma cardumes e alimenta-se de crustáceos, lulas pequenas e peixe.





Lampreia do mar (Petromyzon marinus) - Sea lamprey
Meio ambiente: Grande imersão;
pH: -
Profundidade: 1 - 650m
Clima: Temperado.
Temperatura: 5 - 20ºC
Biologia: Vive como adulta no mar durante cerca de 30 meses. As larvas vivem nos rios e alimentam-se de microorganismos e detritos. Entra nos estuários para se reproduz na Primavera. Alimentam-se de peixes mortos ou moribundos, mas também é capaz de se colarem a peixes saudáveis grandes para chupar o sangue e carne destes, segrega um anticoagulante para não mater a vitima


Garoupa (Epinephelus itajara) - Itajara
Meio ambiente: Associado aos coráis; Oceânico;
pH: -
Profundidade: 100m.
Clima: Subtropical;
Temperatura: -
Biologia: Uma espécie solitária que aparece nas zonas baixas da costa, como rochas, corais e fundos barrentos. Alimentação à base de crustáceos, particularmente de lagostas, bem como de tartarugas e peixes incluindo raias. Muito territorial perto do seu refúgio. Os espécimes maiores são conhecidos por atacar inclusive mergulhadores.


Ferreira (Lithognathus mormyrus) - Striped seabream
Meio ambiente: Bento pelágico; oceânica;
pH: -
Profundidade: 0-150m
Clima: Subtropical.
Temperatura: 3 - 35°C
Biologia: Encontram-se em fundos lodosos bem como nos cobertos com vegetação submarina. Gragários e às vezes formam formidáveis cardumes. Alimentam-se de minhocas, moluscos e pequenos crustaceos. Hermafrodita


Espadarte (Xiphias gladius) - Swordfish
Meio ambiente: Pelágico; oceânico;
pH: -
Profundidade: 0 - 800m
Clima: Temperado.
Temperatura: 5 - 27ºC
Biologia: Migra para águas mais frias no Verão, volta para aguas mais quentes no Outono. Os adultos alimentam-se num espectro vasto de profundidade e usam a sua espada para matar a presa. A alimentação é normalmente peixes, mas também pode conter crustáceos e lulas. A desova no Atlântico na Primavera no sul do mar dos sargaços.
Enguia (Anguilla anguilla) - European Eel
Meio ambiente: Grande imersão; catadromous;
pH: -
Profundidade: 0-30m.
Clima: Temperado;
Temperatura: 4-20º
Biologia: As pequenas enguias crescem em água doce, até uma idade de 6-12 anos para os machos e 9-20anos para as fêmeas, período após o qual migram para o mar onde habitam as profundezas. Numa idade de 6-30anos dá-se uma mudança de aspecto, olhos alargam-se, cabeça pontiaguda e pele escurece nas costas. Alimenta-se de quase tudo o que puder na fauna marinha.

Chaputa (Brama brama) - Atlantic Pomfret
Meio ambiente: Pelágico; Oceânico;
pH: -
Profundidade: 0-1000m.
Clima: Subtropical;
Temperatura: 12 - 24ºC.
Biologia: Espécie oceânica e epipelágica, também encontrada a profundidades como os 1000m. Ocasionalmente aparece perto da costa. Migração sazonal, que ocorre em pequenos cardumes com movimentos aparentemente ocasionados pela temperatura. Alimenta-se com pequenos peixes, cefalópodes, amfipodes e euphasides.


Carpa (Cyprinus carpio carpio) - Common carp
Meio ambiente: Bento pelágico; não migratória;
pH: 7.0 - 7.5;
Profundidade: -
Clima: Temperado.
Temperatura: 3 - 35°C
Biologia: Resistente e muito tolerante a uma grande variedade de condições mas geralmente favorece grandes espaços com águas lentas ou paradas com fundos de sedimento mole. São omnívoras, alimentam-se de insectos aquáticos, crustáceos, anelídeos, moluscos, ervas, plantas aquáticas e algas. Desovam na primavera e verão, largando os ovos pegajosos na vegetação.



Carapau (Trachurus trachurus) - Atlantic Horse Mackerel
Meio ambiente: Pelágico; Oceânico;
pH: -
Profundidade: 600m.
Clima: Subtropical;
Temperatura: -
Biologia: Forma grandes cardumes nas zonas costeiras com substrato arenoso. Alimentação de peixes, crustáceos e cefalópodes. Dividem-se em dois grupos, os da zona Oeste e os da zona do mar do norte. Os da zona oeste procriam desde a Baia da Biscaia até a Irlanda, os do Mar do Norte na zona sul desse mar. As fêmeas dão 140.000 ovas, e desenvolvem-se em larvas de 5mm


Barbo (Barbus barbus) - Barbel
Meio ambiente: Bento pelágico;
pH: -
Profundidade: 0 - 10m
Clima: Temperado.
Temperatura: 10 - 24ºC
Biologia: Tem preferência pelas mais fundas e rápidas correntes de rio com fundos de pedra ou gravilha. Alimenta-se maioritariamente de invertebrados benticos, como pequenos crustáceos, larvas de insectos e moluscos. A desova ocorre de Maio a Julho depois do Barbo ter migrado pelo rio acima. Os ovos são venenosos.



Abrotea (Phycis blennoides) - Greater forkbear
Meio ambiente: Bento pelágica; não migratória; oceânica;
pH: -
Profundidade: 10 - 800m
Clima: Temperado.
Temperatura: -
Biologia: Encontrada nos fundos arenosos e barrentos. Os mais novos passam mais tempo na costa e na placa continental enquanto os adultos se aventuram e migram no declive da placa. Alimenta-se principalmente de moluscos e peixes. Normalmente não excede os 45cm.






ACHIGÃ (Micropterus salmoides ) - Largemouth bass
Meio ambiente: Bento pelágico; água doce;
pH: 7.0 - 7.5;
Profundidade: 7m.
Clima: Temperado;
Temperatura: 10 - 32°C.
Biologia: Habita lagos, albufeiras, pântanos e rios com vegetais. Os adultos alimentam-se de peixes e rãs, os pequenos de crustáceos, insectos e pequenos peixes. Às vezes são canibais. Não se alimenta durante a desova, assim como quando a temperatura desce abaixo dos 5º e sobe acima dos 37º


Baila (Dicentrarchus punctatus) - Spotted seabas

Meio ambiente: Pelágica; oceânica;
pH: -
Profundidade: 0-30m
Clima: Subtropical.
Temperatura: -

Biologia: Especie costeira. Aparece em todos os tipos de fundos e até ocasionalmente sobe o rio. Alimenta-se principalmente de camarões e moluscos mas também de outros peixes mais pequenos.




Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"

Sem comentários: