quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Interdição ao Robalo em 2016


As áreas ICES e a proibição do robalo para 2016.
Muito se tem dito sobre a proibição da pesca do robalo para 2016, felizmente ou infelizmente essas medidas não se aplicam a Portugal, que é a área IXa da ICES, por isso não afectada pelas medidas do artigo 10 da proposta da UE.
Felizmente porque poderemos continuar a pescar que é o que todos queremos, os ludicos poderão continuar a tentar enganar aquele grande robalo, os comerciais continuarão a ganhar a sua vida e as lojas de pesca não terão de passar 6 meses a vender videos de pesca ao robalo.
Infelizmente porque pouco adiantará pescar, o peixe é cada vez menos, com todas as consequencias que dai advêm para cada uma das partes envolvidas nesta equação, ludicos, comerciais, lojistas.
Nada foi feito nem está previsto ser feito porque neste sector IXa não existem estudos que quantifiquem a cota de robalo existente, como se o robalo estivesse sempre aqui na costa e como se não tivéssemos olhos na cara e não fosse suficiente as grades que cada um vai levando ao longo de um ano para ter a certeza que não há peixe ou que ele é cada vez menos e menor!
Quantos já desistiram de sair para uma boa manhã ou tarde de pesca, só os mais tenazes continuam, que nem Dom Quixote a lutar contra gigantes Robalos, que só parecem existir no youtube.
A proibição de pesca durante 6 meses é excessiva mas muitas medidas poderiam ser adoptadas para bem de todos nós, medida mínima de captura do robalo de 42cm, quando a Europa já fala em 45 e 50cm, protecção das zonas de postura, redução do limite de capturas, regulamentação séria sobre a pesca profissional, eliminação definitiva de artes criminosas como são as mejoeiras, estacas, redes costeiras, trols ilegais, em fim, com um pouco mais de controlo muito poderia ser melhorado.
Por isso era bom que a UE e o governo abrissem os cordões à bolsa e colocassem a Policia Marítima a trabalhar com os recursos necessários para fazerem uma fiscalização mínima, já que ela é praticamente inexistente!!!
Deixo aqui em baixo o link para que possam consultar no artigo 10 do texto as zonas de proibição e as espécies que serão proibidas para Portugal.
FONTE: Armando de Sousa

2 comentários:

Vasco disse...

Totalmente de acordo!
Temos que protejer se queremos continuar a pescar no futuro.

Vasco disse...

Concordo plenamente.