quarta-feira, 22 de junho de 2011

Sines conta com nova embarcação salva-vidas de grande velocidade


A Capitania do Porto de Sines conta, a partir de quarta-feira, com uma nova embarcação salva-vidas para apoio às operações de socorro na costa alentejana, que permitirá uma resposta mais rápida em caso de acidente. 
O capitão do Porto de Sines, Félix Marques, disse hoje à agência Lusa que esta nova embarcação, destinada à Estação Salva-Vidas de Sines, faz parte do projeto que a Marinha Portuguesa tem em curso para reforçar o equipamento de algumas estações salva-vidas nacionais, no âmbito do qual a Capitania do Porto da Póvoa de Varzim foi já contemplada no passado dia 05 de maio. 
A embarcação, de construção nacional, tem 8,5 metros, dimensão que o comandante da Polícia Marítima e da Capitania de Sines considerou “adequada para as condições que se fazem sentir na costa” alentejana, sobretudo quando são “mais adversas”, e para os dois tripulantes que a Capitania tem à disposição para a mesma. 
Além disso, está equipada com dois motores de 200 cavalos, podendo atingir uma velocidade máxima de 42 nós (o equivalente a cerca de 78 quilómetros por hora), o que permitirá às autoridades marítimas uma “resposta mais rápida” em caso de acidente no mar, em que “cada minuto conta”, frisou Félix Marques. 
Este equipamento irá substituir outra embarcação, que irá ser transferida para a Estação Salva-Vidas de Vila Nova de Milfontes (concelho de Odemira), juntando-se aos outros meios já existentes: uma embarcação salva-vidas de grande capacidade, adequada para permanências no mar mais prolongadas, e duas motas de água, usadas sobretudo durante a época balnear. 
O capitão do Porto de Sines considerou que, com este novo equipamento, e dada a interligação que existe com os meios da Polícia Marítima de Sines e da Força Aérea, a Capitania local fica com os meios “considerados necessários” para resposta “em tempo útil” aos acidentes que ocorram nos cerca de 90 quilómetros de costa sob a sua jurisdição. 
A embarcação será alvo de uma cerimónia de lançamento à água, na próxima quarta-feira à tarde, junto à Estação Salva-Vidas de Sines, contando com a presença do diretor-geral da Autoridade Marítima, vice-almirante Cunha Lopes, e com a bênção do pároco de Sines.

Fonte: Rio Mira

Sem comentários: