quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

PNSACV - Ministra do Ambiente responde na AR por iniciativa do BE



PNSACV: Ministra do Ambiente responde na AR por iniciativa do BE

A Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território e o Director do Departamento de Gestão de Áreas Classificadas do Sul vão à Assembleia da República prestar esclarecimentos sobre o Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. A iniciativa partiu do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda.

A Comissão Parlamentar de Ambiente aprovou o requerimento do Bloco de Esquerda para audição da Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território e do Director do Departamento de Gestão de Áreas Classificadas do Sul sobre a aprovação do Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Um documento aprovado recentemente em Conselho de Ministros que tem merecido fortes criticas por parte dos autarcas de Odemira, Sines, Aljezur e Vila do Bispo.
O Bloco de Esquerda partilha das preocupações dos autarcas e considera que este plano de ordenamento incompatibiliza a necessária preservação dos valores ambientais com a permanência das actividades tradicionais das populações residentes e a promoção do desenvolvimento sustentável. Considera ainda que coloca todas as condicionantes e restrições sobre a agricultura e pastorícia tradicionais e extensivas e ao turismo da natureza de pequena e média dimensão, abre espaço para os grandes empreendimentos turísticos e é pouco exigente em relação ao perímetro de rega de Mira.
Alberto Matos, do Bloco de Esquerda, lamentou que sejam as populações a pagar a factura da decisão do governo em aprovar um plano onde só prevaleceu a sua vontade.
Ainda segundo Alberto Matos o poder central não pode decidir tudo isolado e garantiu que esta audição é só uma peça para ajudar a luta dos autarcas e das populações.

Fonte: Riomira.com

Sem comentários: