terça-feira, 2 de novembro de 2010

MUDAR AS PORTARIAS DA PESCA LUDICA


MUDAR AS PORTARIAS DA PESCA LUDICA

As Comissões de Pescadores e População, vem por este meio informar o descontentamento sobre a regulamentação da Pesca Lúdica, junto o nosso manifesto com questões nunca respondidas pelo Governo após várias reuniões, logo e num futuro breve iremos tomar outras formas de luta pelo litoral do Paìs. Atenciosamente as Comissões

 
VAMOS MUDAR AS PORTARIAS DA PESCA LUDICA !!

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

MAR PRIVADO? NÃO OBRIGADO!

À POPULAÇÃO DA COSTA PORTUGUESA



O Descontentamento contra a lei da pesca Lúdica e da Apanha de Marisco tem vindo a alastrar a toda costa portuguesa, à medida que as multas chovem, com especial relevo para a Costa Vicentina e para Arrábida.

As populações do litoral já perceberam que o governo não tem vontade – ao contrário do que tem afirmado – em alterar as brutais e rocambolescas leis que atentam gravemente sobre a vida, o trabalho e o lazer das populações costeiras e dos portugueses em geral!


EXPULSAM-NOS DO LITORAL, NÃO NOS DEIXAM MARISCAR, DESTROEM A INICIATIVA PRIVADA LOCAL E O CONVIVIO, IMPEDEM-NOS O ACESSO AOS BENS NATURAIS PARA ABRIR PORTAS AOS GRANDES EMPREENDIMENTOS!

Informamos o Povo do seguinte:

1. Reunimos na Primavera deste ano no Algarve, (Vila do Bispo), com os Deputados do Partido que está no Governo, onde lhe apresentámos detalhadamente as nossas reivindicações, aliás expressas já numa gigantesca concentração no dia anterior em Aljezur, onde também participámos de repudio pela revisão do Plano do ordenamento do Parque Natural, um conjunto legislativo que a coberto de pretensas protecções ambientais mais não visa do que despojar as pessoas dos seus direitos e das suas propriedades!

Diariamente assistimos à saída de legislação na área da agricultura, do pequeno comercio ou da pesca desportiva ou artesanal, todas no sentido de defender o grande e estrangular o pequeno!

2. Mais tarde, e não tendo até aí qualquer informação positiva, reunimos na Carrapateira, (Aljezur), com o

Sr. Secretário de Estado do Ambiente, Presidente do I.C.N.B., deputados do Governo, Governadora Civil de Faro e outras individualidades, encontro este onde ficou patente o entendimento entre os pescadores desportivos e profissionais, mas onde nada foi adiantado de concreto pelo governo! Ficámos com a sensação de que estão à espera que nos cansemos!

Não nos cansaremos! Não nos dividiremos! A luta é para continuar e vamos estendê-la a toda costa Portuguesa! Continuaremos a reivindicar o que é nosso:

? Fim da descriminação dos Portugueses do Norte, do Centro, do Interior e da costa Sul do Algarve que estão proibidos de mariscar na Costa Vicentina . As leis são para todos!

? Fim da lei pouco clara que proíbe a pesca nos locais com melhor vista da Costa durante a noite!

? Quantidades permitidas de marisco adequadas a um convívio familiar ou amigável! Porquê esta mania, que tem séculos, das classes dominantes esmagarem o convívio dos pobres!?

? Controle e fiscalização das potenciais fontes principais de poluição da costa Portuguesa, Sines, celuloses, grandes explorações do Mira, etc.

? Fim da proibição de pescar à quarta-feira na costa alentejana! Que raio de justificação pode sustentar esta cláusula? Para que é que querem a costa à Quarta-feira sem ninguém!? Nem de dia, nem de noite!?

? Autorização para o uso de vários instrumentos tradicionais de mariscar das várias regiões do País!

? Condições de trabalho para a frota artesanal!

? O defeso actualmente na Costa Vicentina a manter-se terá que ser aplicado por igual a todos os pescadores e não apenas os da cana como acontece.

Sr. Secretário de Estado do Ambiente, que interesse se pretende defender com a teimosia em manter a costa Alentejana e Vicentina deserta à noite? O que é que nós perturbamos ou o que é que se quer que nós não vejamos à noite?

1. As nossas propostas foram entregues aos Srs. Deputados do Partido do Governo sob a forma de projecto de Portaria já há alguns meses!

2. Apelamos à População, aos clubes recreativos, culturais ou desportivos, à A.N.P.L.E.D., aos sindicatos, às associações regionais a todos os que queiram defender os seus bens privados ou colectivos, que participem nas iniciativas futuras!

Português que vives no Litoral ou aí vais à praia ou à pesca!

Não deixes o lixo nas praias ou nos rochedos!

Deita as pilhas no Pilhão!

Não faças como “eles” que nada fazem para defender o ar e o mar dos dejectos industriais ou como acontece em Odemira com as explorações da agricultura intensiva em cima das falésias e nos culpam a nós pescadores de cana de sermos os predadores da costa!

Quem destruiu as algas laminares na costa Alentejana e Vicentina?

Quem encheu o mar de Leiria com espuma?

Para onde vão os óxidos de enxofre e o etileno de Sines?

 
MAR PRIVADO? NÃO OBRIGADO!


C.P.P. – Comissões de Pescadores e População

Contactos: 961231650

963170493

- Costa a norte do Cabo Carvoeiro - 917242402

- Costa do Cabo Carvoeiro ao Cabo de Sines - 918711769

- Costa a sul do Cabo de Sines – 962561875

Morada:

Quinta Nova do Cerrinho – Castanhal
7630 – 033 Boavista dos Pinheiros

Correio electrónico: comissoespescadorespopulacao@gmail.com

Portimão, Sagres, Aljezur, Odemira, Sines, Setúbal, Marinha Grande, Ericeira, Peniche, Leiria, Nazaré, Figueira da Foz, Aveiro / Outono 2010.

Fonte: RioMira.com





2 comentários:

Pedro Nunes disse...

Vamos a eles sim Sr.
Esses nojentos kerem nos tirar um estilo de vida e uma razão de viver, kerem acabar com o nosso paraiso e urbanizar todos os metros de terra, alcatroar todas as estradas e concessionar todas as praias, afinal o k atraiu toda a gente p Costa Vicentina foi a magia k ela tem por ser assim selvagem, kuando a selva virar meio urbano tudo acaba...
Um abraço forte e cumprimentos a todos akeles k amam e respeitam verdadeiramente a Costa Vicentina.
Pedro Nunes

SpinnMaster-TEAM disse...

Boas,

o amigos Nunes..... não podia ter dito de melhor forma ! ! !

Disseste tudo ;)

Também concordo !

Grande abraço, Matos.