terça-feira, 18 de agosto de 2009

DEVOLVAM-NOS O MAR DA ARRÁBIDA

As associações representantes da pesca profissional de Sesimbra e Setúbal, várias Federações desportivas, o Clube Naval de Sesimbra, o Clube Naval Setubalense e o Clube Naval do Portinho da Arrábida, os agentes e empresas do sector náutico e muitos utentes da náutica de recreio, vão manifestar-se no próximo Sábado 22 de Agosto de 2009, pelas 10:00, contra as arbitrariedades e proibições que o regulamento do POPNA, na sua vertente marinha, impõe à pesca profissional, ao Turismo náutico e à pesca submarina e lúdica.
Esta manifestação tem por objectivo chamar a atenção para um conjunto de regras absurdas e prepotentes sobre os sectores tradicionais de actividade económica e lúdica na costa da Arrábida a Sesimbra.
O parque marinho foi implementado em 2005 sem base científica, com limites determinados aleatoriamente, sem ter em conta os legítimos interesses do sector da pesca e das actividades náuticas e de turismo.
Passados quatro anos desde a implementação do parque marinho, não foi efectuada a avaliação dos impactos, mas existe menos areia, menos peixe menos algas e menos navegação com prejuízos evidentes para as populações e empresas locais. O único aumento que se verificou foi o das multas das Autoridades Marítimas.
No dia 22 de Agosto, a partir das 10 horas, pescadores profissionais e desportistas náuticos de recreio, de Setúbal e Sesimbra, estarão unidos para demonstrar o seu descontentamento, deslocando-se em desfile náutico, a partir de Sesimbra e Setúbal até à Arrábida.

1 comentário:

Anónimo disse...

Já tive oportunidade de comentar esta notícia no blogue do Fernando Encarnação para referir que não é verdade que exista menos peixe. Antes pelo contrário, de acordo com as minhas observações existirá até mais peixe. Aliás, outra coisa não seria de esperar atendendo às limitações e interdições impostas tanto à pesca lúdica como à profissional.

Cumprimentos,
Mário Pinho