domingo, 29 de março de 2009

Mergulhadores de Faro limpam fundos marinhos

No fim de semana de 21-22 de Abril, mergulhadores e amantes dos desportos aquáticos em todo o mundo, irão “agitar as águas”, em prol da conservação dos oceanos e dos recursos aquáticos. Os ecossistemas aquáticos continuam a enfrentar várias e alarmantes ameaças incluindo poluição, degradação dos habitats, pesca em excesso e os efeitos das alterações climáticas.Este ano, o Hidroespaço, Escola de Mergulho (www.hidroespaco.com) quis participar também neste evento, mas de forma activa. Deste modo propomos não um mas dois mergulhos pelo Planeta Terra, nos dias 21 e 22 de Abril (sábado e domingo, respectivamente, concentração e briefing às 9:00, junto ao Ginásio Clube Naval, Doca de Recreio de Faro). 

Todos os participantes dos mergulhos deste fim-de-semana terão uma missão específica: ajudar na remoção e limpeza de diversas artes de pesca perdidas na zona do recife natural conhecido como Pedra da Greta. Estas artes, constituídas principalmente por covos, uma vez perdidas e abandonadas, continuam a matar indiscriminadamente e a contribuir para a degradação dos nossos recifes naturais. Os primeiros prejudicados são os próprios pescadores, uma vez que estas artes ”fantasmas” não fazem mais que reduzir os recursos disponíveis nos pesqueiros locais. 

O Projecto AWARE (http://www.projectaware.org), em parceria com os organizadores e voluntários do Dia de Mergulho pela Terra, irá concentrar as atenções nas zonas costeiras, rios, lagos e ambientes marinhos que precisem de protecção. 

O Dia da Terra teve lugar pela primeira vez a 22 de Abril de 1970 nos Estados Unidos da América, procurando chamar a atenção a nível global para os problemas ambientais. No 30º aniversário, o Projecto AWARE começou a ajudar a organizar voluntários de mergulho de forma a colocar os assuntos relacionados com ambientos aquáticos no “mapa” do Dia da Terra. Desde então, em Abril, milhares de mergulhadores em mais de 115 países em todo o mundo, contribuem para ajudar a proteger os ambientes aquáticos e na educação ambiental das populações locais.

Fonte: Algarve Digital

Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"

1 comentário:

Pedro batalha disse...

Olá Rodrigo
Essas acções são sempre de louvar.
Decerto o lixo e entulho que irão encontrar dará para encher alguns contentores.

Abraço