segunda-feira, 30 de junho de 2008

Dourada 4,00 Kg




Dourada de quase 4Kg capturada esta tarde/noite por Zé Lourinho, um dos bons pescadores desportivos de Odemira.


Parabens ao Pescador.





Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Enciclopédia de várias Espécies

Truta Marisca (Salmo trutta trutta ) - Sea Trout
Meio ambiente: Pelágica; água salgada;
pH: -
Profundidade: 5-50m.
Clima: Temperado;
Temperatura: 24º B
iologia: Prefere as frias e bem oxigenadas águas com limites de tolerância menores que truta arco-íris. Escolhe grandes correntes nas zonas montanhosas com cobertura de rochedos, vegetação e reentrâncias. É maioritariamente diurna e alimenta-se de insectos, moluscos, crustáceos e pequenos peixes. Matura em 3-4 anos com reprodução nos rios e ciclo parecido com o salmão.


Tintureira (Prionace Glauca) - Blue Shark
Meio ambiente: Pelágica; oceânica;
pH: -
Profundidade: 0-350m.
Clima: Subtropical;
Temperatura: 7-21º
Biologia: Oceânica mas pode ser encontrada muito perto da costa. Normalmente encontrada até aos 150m. Vista em estuários. Come peixes vertebrados, pequenos tubarões, lulas, caranguejos vermelhos pelágicos e ocasionalmente peixes marinhos e lixo. Matura em 4-5 anos e com 250cm.


Solha (Pleuronectes platessa) - European Plaice
Meio ambiente: Grande imersão; não-migratória;
pH: -
Profundidade: 0-200m.
Clima: Temperado.
Temperatura: 2 - 15°C
Biologia: Vive em fundos mistos. Os espécimes mais novos são frequentes nas praias planas de banho. Alimenta-se principalmente em moluscos de casca fina e polychaetes. Muito activo durante a noite em águas baixas enquanto permanece enterrado na areia durante o dia. estacionário por longos períodos. É o mais importante peixe plano da pesca Europeia.


Siluro (Silurus glanis) - Wels catfish
Meio ambiente: Grande imersão; não-migratório; água doce;
pH: -
Profundidade: 0-30m.
Clima: Temperado;
Temperatura: 4-20º
Biologia: Aparece normalmente em grandes lagos e rios. Conhecido por se alimentar de noite de patos e pequenos peixes. Vários países queixam-se de sério impacto ecológico negativo após a introdução. A população mínima duplica-se de 4.5-14 anos.

Sargo Legítimo (Diplodus sargus) - White seabream
Meio ambiente: Oceânico; grande imersão;
pH: -
Profundidade: 5-50m.
Clima: Temperado a subtropical;
Temperatura: -
Biologia: Habita as zonas rochosas costeiras. como os outros membros da sua família, é muito activo e frequenta a zona de rebentamento, de preferência ao nascer do sol. Alimenta-se de conchas e outros invertebrados bênticos que retira do sedimento.




Salmão (Salmo salar) - Atlantic salmon
Meio ambiente: Bentopelágico; anadromous;
pH: -
Profundidade: 0-10m.
Clima: Temperado.
Temperatura: 2 - 9°C
Biologia: As crias ficam em água doce de 1-6anos, depois migram para o oceano onde permanecem de 1-4anos para voltar aos rios e à agua doce para procriar. Activos durante o dia. Alimentam-se de moluscos, crustáceos, insectos, lulas, camarões e peixe. Algumas populações em lagos estão fechadas sem acesso ao mar. Preferem as temperaturas frias.




ROBALO (Dicentrarchus labrax) - European Seabass
Meio ambiente: Oceânico;
pH: -
Profundidade: 10m.
Clima: Temperado a subtropical.
Temperatura: 8 - 24°C
Biologia: Habita a zona litoral em vários tipos dos fundos e estuários, em lagoas e ocasionalmente em rios. Inscreve águas litorais e bocas de rio no verão, mas migra com tempo mais frio. Os peixes novos dão forma à escola, mas os adultos parecem ser menos gregários. Alimentações principalmente em camarões, moluscos e peixes. Os ovos são pelágicos.




Peixe espada (branco) (Lepidopus caudatus) - Silver scabbardfish
Meio ambiente: Grande imersão; oceânico;
pH: -
Profundidade: 100 - 600m
Clima: -
Temperatura: -
Biologia: Aparece na placa continental, ao longo da sua beira até a uma máxima descida de 600m. Usualmente está nos fundos arenosos dos 100 aos 250m. Migra para aguas médias de noite. Forma cardumes e alimenta-se de crustáceos, lulas pequenas e peixe.





Lampreia do mar (Petromyzon marinus) - Sea lamprey
Meio ambiente: Grande imersão;
pH: -
Profundidade: 1 - 650m
Clima: Temperado.
Temperatura: 5 - 20ºC
Biologia: Vive como adulta no mar durante cerca de 30 meses. As larvas vivem nos rios e alimentam-se de microorganismos e detritos. Entra nos estuários para se reproduz na Primavera. Alimentam-se de peixes mortos ou moribundos, mas também é capaz de se colarem a peixes saudáveis grandes para chupar o sangue e carne destes, segrega um anticoagulante para não mater a vitima


Garoupa (Epinephelus itajara) - Itajara
Meio ambiente: Associado aos coráis; Oceânico;
pH: -
Profundidade: 100m.
Clima: Subtropical;
Temperatura: -
Biologia: Uma espécie solitária que aparece nas zonas baixas da costa, como rochas, corais e fundos barrentos. Alimentação à base de crustáceos, particularmente de lagostas, bem como de tartarugas e peixes incluindo raias. Muito territorial perto do seu refúgio. Os espécimes maiores são conhecidos por atacar inclusive mergulhadores.


Ferreira (Lithognathus mormyrus) - Striped seabream
Meio ambiente: Bento pelágico; oceânica;
pH: -
Profundidade: 0-150m
Clima: Subtropical.
Temperatura: 3 - 35°C
Biologia: Encontram-se em fundos lodosos bem como nos cobertos com vegetação submarina. Gragários e às vezes formam formidáveis cardumes. Alimentam-se de minhocas, moluscos e pequenos crustaceos. Hermafrodita


Espadarte (Xiphias gladius) - Swordfish
Meio ambiente: Pelágico; oceânico;
pH: -
Profundidade: 0 - 800m
Clima: Temperado.
Temperatura: 5 - 27ºC
Biologia: Migra para águas mais frias no Verão, volta para aguas mais quentes no Outono. Os adultos alimentam-se num espectro vasto de profundidade e usam a sua espada para matar a presa. A alimentação é normalmente peixes, mas também pode conter crustáceos e lulas. A desova no Atlântico na Primavera no sul do mar dos sargaços.
Enguia (Anguilla anguilla) - European Eel
Meio ambiente: Grande imersão; catadromous;
pH: -
Profundidade: 0-30m.
Clima: Temperado;
Temperatura: 4-20º
Biologia: As pequenas enguias crescem em água doce, até uma idade de 6-12 anos para os machos e 9-20anos para as fêmeas, período após o qual migram para o mar onde habitam as profundezas. Numa idade de 6-30anos dá-se uma mudança de aspecto, olhos alargam-se, cabeça pontiaguda e pele escurece nas costas. Alimenta-se de quase tudo o que puder na fauna marinha.

Chaputa (Brama brama) - Atlantic Pomfret
Meio ambiente: Pelágico; Oceânico;
pH: -
Profundidade: 0-1000m.
Clima: Subtropical;
Temperatura: 12 - 24ºC.
Biologia: Espécie oceânica e epipelágica, também encontrada a profundidades como os 1000m. Ocasionalmente aparece perto da costa. Migração sazonal, que ocorre em pequenos cardumes com movimentos aparentemente ocasionados pela temperatura. Alimenta-se com pequenos peixes, cefalópodes, amfipodes e euphasides.


Carpa (Cyprinus carpio carpio) - Common carp
Meio ambiente: Bento pelágico; não migratória;
pH: 7.0 - 7.5;
Profundidade: -
Clima: Temperado.
Temperatura: 3 - 35°C
Biologia: Resistente e muito tolerante a uma grande variedade de condições mas geralmente favorece grandes espaços com águas lentas ou paradas com fundos de sedimento mole. São omnívoras, alimentam-se de insectos aquáticos, crustáceos, anelídeos, moluscos, ervas, plantas aquáticas e algas. Desovam na primavera e verão, largando os ovos pegajosos na vegetação.



Carapau (Trachurus trachurus) - Atlantic Horse Mackerel
Meio ambiente: Pelágico; Oceânico;
pH: -
Profundidade: 600m.
Clima: Subtropical;
Temperatura: -
Biologia: Forma grandes cardumes nas zonas costeiras com substrato arenoso. Alimentação de peixes, crustáceos e cefalópodes. Dividem-se em dois grupos, os da zona Oeste e os da zona do mar do norte. Os da zona oeste procriam desde a Baia da Biscaia até a Irlanda, os do Mar do Norte na zona sul desse mar. As fêmeas dão 140.000 ovas, e desenvolvem-se em larvas de 5mm


Barbo (Barbus barbus) - Barbel
Meio ambiente: Bento pelágico;
pH: -
Profundidade: 0 - 10m
Clima: Temperado.
Temperatura: 10 - 24ºC
Biologia: Tem preferência pelas mais fundas e rápidas correntes de rio com fundos de pedra ou gravilha. Alimenta-se maioritariamente de invertebrados benticos, como pequenos crustáceos, larvas de insectos e moluscos. A desova ocorre de Maio a Julho depois do Barbo ter migrado pelo rio acima. Os ovos são venenosos.



Abrotea (Phycis blennoides) - Greater forkbear
Meio ambiente: Bento pelágica; não migratória; oceânica;
pH: -
Profundidade: 10 - 800m
Clima: Temperado.
Temperatura: -
Biologia: Encontrada nos fundos arenosos e barrentos. Os mais novos passam mais tempo na costa e na placa continental enquanto os adultos se aventuram e migram no declive da placa. Alimenta-se principalmente de moluscos e peixes. Normalmente não excede os 45cm.






ACHIGÃ (Micropterus salmoides ) - Largemouth bass
Meio ambiente: Bento pelágico; água doce;
pH: 7.0 - 7.5;
Profundidade: 7m.
Clima: Temperado;
Temperatura: 10 - 32°C.
Biologia: Habita lagos, albufeiras, pântanos e rios com vegetais. Os adultos alimentam-se de peixes e rãs, os pequenos de crustáceos, insectos e pequenos peixes. Às vezes são canibais. Não se alimenta durante a desova, assim como quando a temperatura desce abaixo dos 5º e sobe acima dos 37º


Baila (Dicentrarchus punctatus) - Spotted seabas

Meio ambiente: Pelágica; oceânica;
pH: -
Profundidade: 0-30m
Clima: Subtropical.
Temperatura: -

Biologia: Especie costeira. Aparece em todos os tipos de fundos e até ocasionalmente sobe o rio. Alimenta-se principalmente de camarões e moluscos mas também de outros peixes mais pequenos.




Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Convivio PescaDesportiva.PT - Almograve 2008

Bom, mais um convivio do PescaDespotiva.PT se realizou este sábado, na companhia de grandes amigos, membros deste grandioso site de Pesca Desportiva.


Como não sou de grandes conversas, aqui ficam, algumas fotografias do grandioso encontro dos membros deste forum.


















Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Últimas Aquisições

As minhas 3 novas aquisições desta semana:




OSP Yamato P-64 PEARL / CHART BACK

Lucky Craft Gunfish 115 - Zebra American Shad

Creek Chub Knuckle Head Mackerel


Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"

terça-feira, 17 de junho de 2008

Cormoran Chronos AL 4000 - Spinning








- 9 Rolamentos
- Infinite anti-reverse
- Embraiagem ajustável na bobine
- Manivela em Aluminio CNC
- Asa de cesto POWERBAIL
- Bobine em aluminio
- Bobine extra em aluminio
- Rolamento Anti-twist
- Longlife bail spring
- Pega da manivela em material "Soft Touch"


Ideal para o Spinnig e disponivél dentro dos 95,00€

Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Revista O Pescador - Agora SIM!


Com a chegada às bancas desta publicação, a pesca lúdica passa, finalmente, a contar com uma revista independente, moderna e completamente baseada na realidade do nosso País, do sector, dos praticantes e do mercado.

Esta não vai ser uma revista distraida e esquecida das dificuldades que os praticantes e amantes de desta modalidade como eu, enfrentam, por causa de factores tão diversos como a lei da pesca de mar, a nova lei da pesca em águas interiores ou até as novas normas da nautica de recreio.

Pelo contrário, a revista O PESCADOR nasce para vestir a camisola, para assumir a tarefa de proteger, defender e apoiar, incansavelmente, o nosso desporto e todos os que o amam.
Vestimos a camisola porque, na pesca lúdica, apesar das enormíssimas potencialidades que temos, e apesar dos grandes esforços feitos por incontáveis pessoas, está muita coisa para fazer, muita coisa para alcançar.

Mas a pesca não começa nem acaba no peixe. É muito mais complexa e fascinante e simplesmente não coube nesta 1º edição.

Parabens ao Dinis Ermida, por fazer nasçer este novo espaço.

Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"