quarta-feira, 28 de maio de 2008

Reservas de Corais Ameaçadas

Os cientistas descobriram que os resíduos de protector solar que ficam na água do mar são extremamente danosos para os corais. De acordo com o estudo publicado no Environmental Health Perspectives, os componentes químicos das loções que bloqueiam os raios ultravioleta solares provocam uma infecção viral que causa o branqueamento dos corais, provocando a sua morte.
"Nós comparámos diferentes marcas, factores de protecção e níveis de concentração e todos os produtos causaram o branqueamento dos corais duros", escreveu o líder da investigação, Roberto Danovaro, da Universidade Politécnica de Marche, em Itália.

O estudo - realizado no México, Indonésia, Tailândia e Egipto - mostrou que os danos ocorrem mesmo com pequenas quantidades do produto. Ainda segundo os investigadores, 78 milhões de turistas visitam anualmente regiões onde há reservas de corais, concentrando-se na sua maioria - 90 por cento - em dez por cento das áreas de corais. Os especialistas referem que um mergulho de 20 minutos já é suficiente para deixar 25 por cento dos componentes químicos dos protectores solares na água.

"Com estas estimativas, nós acreditamos que até dez por cento das reservas de corais do mundo estão ameaçadas pelo branqueamento causado pelos protectores solares", referem os investigadores, que pedem leis ambientais que limitem o contacto humano com corais em áreas onde outras ameaças ambientais, como uma crescente temperatura do mar, estejam presentes.

Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"

Sem comentários: