quarta-feira, 26 de maio de 2010

Autarcas de Aljezur, Odemira e Vila do Bispo exigem suspensão do regulamento do parque natural

Autarcas de Aljezur, Odemira e Vila do Bispo exigem suspensão do regulamento do parque natural


Os autarcas dos concelhos de Aljezur, Odemira e Vila do Bispo exigem a suspensão imediata pelo Governo, da proposta de revisão do regulamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV).

A proposta de revisão do plano tem sido largamente criticada pelas populações e pelos autarcas do litoral alentejano e algarvio, que classificam como “uma sentença de morte para as atividades económicas e valores naturais” daqueles municípios.

Os autarcas dos três concelhos abrangidos pelo parque natural do Sudoeste, alegam que a proposta de regulamentação “ataca e disvirtua os instrumentos previstos nos planos municipais de ordenamento do território, e promove o retrocesso económico, social e cultural, com prejuízos para as populações”.

Numa moção aprovada por unanimidade, os autarcas exigem a suspensão “imediata, bem como a avaliação dos impactos económico, social e cultural que a regulamentação provocaria naqueles territórios”.

Defendem ainda, a elaboração de uma cartografia numa escala que identifique e caracterize os lugares e sítios, como elementos naturais de elevado valor biológico e geológico, assentes em rigorosos programas de monitorização, como garantia da conservação da natureza e da biodiversidade.

Além disso, consideram essencial “a articulação e compatibilização” do regulamento com os diversos planos e instrumentos de gestão do território, bem como o levantamento do património histórico e cultural na área do parque, para prever e garantir a sua inscrição em programas de reabilitação e requalificação urbana.

Os autarcas criticam ainda a atual proposta de revisão do Plano de Regulamento do PNSACV, porque alegam, “atenta contra os alicerces fundamentais da autonomia do poder local democrático, e significa não reconhecer que é possível inverter a desertificação humana e de crise socioeconómica que caracteriza a evolução dos municípios de Aljezur, Odemira e Vila do Bispo”.

Segundo os autarcas, a moção pretende mostrar ao Governo que os três concelhos mantêm-se “firmes na defesa dos direitos e interesses legalmente protegidos dos cidadãos”.

Ameaçam ainda, “recorrer à via judicial, ao direito de resistência e de ação popular, constitucionalmente consagrados, como forma de garantir a dignidade da pessoa humana e do poder local democrático”.

 
 
Fonte: Agência Lusa

terça-feira, 11 de maio de 2010

Um Parque Natural da "TRETA"

Criado em 1995, o PNSACV sempre foi considerado pelas populações como um autentico corpo estranho, que só sabe restringir ou proibir, cuja existência nunca contribuiu em nada na melhoria da qualidade de vida das populações.

Depois de 15 anos de "Deus dará", em que tudo foi proibido aos pequenos e tudo foi permitido aos grandes tubarões tipo Roussel, eis que um bando de burocratas do ou a soldo do ICNB resolve parir uma proposta de revisão "mil vezes" pior que a existente.

E o mais grave é que a nova proposta de Plano de Ordenamento foi elaborada sem que a promessa de acompanhamento e monitorização do Parque, visando "uma gestão adequada à salvaguarda dos recursos naturais, com a promoção do desenvolvimento sustentado da região e da qualidade de vida das populações" tivesse sido minimamente cumprida.

Tambem a promessa de actualizações cartográficas que permitissem um conhecimento técnico mais preciso da realidade das explorações existentes na área do Parque, não passou do papel. Se a isto acrescentarmos a inexistência de estudos científicos que fundamentem as decisões tomadas, somos obrigados a concluir que os "ambientocratas" de Lisboa andam a brincar com a vida das pessoas.

Com "amigos" destes, os habitantes da região não precisam de inimigos. E chegados aqui, face às aberrações produzidas, é legitima a interrogação se o objectivo deste novo plano, à semelhança do anterior, não é, exactamente o de pôr todo o mundo contra a ideia de existir um Parque, o que será óptimo para quem vier a seguir tomar conta desta área desprotegida.

O novo ataque a todos aqueles que vivem no Parque é feito em duas grandes direcções.

A primeira, é dirigida contra as actividades tradicionais, nomeadamente as pescas, a agricultura e a pecuária, sacrificadas em forma dos regimes de cultura intensiva, baseados na utilização massiva de adubos químicos e pesticidas, o que num parque que se pretende natural constitui um autentico absurdo. Este ataque é perfeitamente claro e evidente para a imensa maioria dos residentes.

A segunda direcção do ataque tem objectivos menos evidentes à primeira vista. Com efeito, criar uma linha de protecção costeira de 2 km parece ser uma medida visando evitar a betonização do litoral e a sua transformação num novo El Dorado da construção civil. Mas só à primeira vista, porque esta medida é um autentico gato escondido com rabo de fora. Se até 2 km da costa tudo for proibido, só resta às pessoas que lá vivem abandonarem tudo e partirem, deixando o terreno desimpedido para os vampiros que não tardam em chegar.

De que valerão todas as restrições e todas as proibições, só aplicáveis aos pobres deste mundo, face ao rolo compressor dos PIN`s e dos PIN`s Plus, quando estes, depois do pó assentar, decidirem lançar as suas garras sobre esta costa paradisíaca.

Resta-nos a esperança de que as populações, que foram capazes de uma grande mobilização contra as leis anti populares e discriminatórias que regulam a pesca lúdica, voltem a unir-se contra este novo projecto de ordenamento e que os autarcas dos concelhos que integram a área do parque - Odemira, Aljezur e Vila do Bispo, cumpram o prometido, não compactuando com os atentados contra os legítimos interesses das populações e levando até às ultimas consequências a defesa dos mesmos.

Fonte: Oceanus Atlanticus

terça-feira, 4 de maio de 2010

Dia seguinte...


Na manhã do dia seguinte ás grandes emoções vividas com a captura do Robalo de 7,700Kg, eu o Miguel Soares e o Pedro Cortes, lá nos fizemos novamente ao mar, na tentativa de alguém encontrar o irmão gémeo do Big Labrax.

Equipamento preparado, amostra na ponta da cana e lá vai "carga" para o Oceano...ao 3ç lançamento ferro um robalo de 1,200Kg...pensei...isto não está a começar mal. Mudei de pesqueiro e fui ter com o Miguel Soares e lá começei a pescar ao pé dele...minutos mais tarde, sai uma Baila que acusou 1,00Kg....mais 10 minutos, volto a ferrar um robalo que acusou 2,100Kg e o Miguel a ver os sair...lol

Mais um fim-de-semana, este muito produtivo, na companhia de bons amigos.

O Peixe capturado pelo Pedro Cortes, acusou 3,00Kg (Belo peixe) estava bem gordo...
O material utilizado, foi o do costume e as amostras a West Lab Macua 140 e Saltiga 17 Cm Electric Sardine.

Irei voltar em breve.....com ou sem peixe...

Um abraço

sábado, 1 de maio de 2010

Dia do Trabalhador e Concurso...Recorde Pessoal



Sabado, dia 1 de Maio de 2010, dia do trabalhador e concursos, o Team Rato do Mar, lançou-se ao mar. Por volta das 06:30 da "matina" lá nos fizemos à estrada, e com pouco mais de 15 Km feitos, chegámos ao Spot escolhido. O mar encontrava-se de perfeição com vaga de 1.4 e periodo 9, vento fraco de norte, eu o Miguel Soares e o Pedro Cortes, depois de equipados, lá nos colocámos cada um em seu spot.

O tempo encontrava-se embrulhado e a prometer alguma chuva, o que pouco tempo depois aconteceu, mas coisa fraca. Colocada a 1ª amostra e lá vai lançamento....mais 3 lançamentos e já a levantar a cana, vejo um robalo a vir do fundo e mas falhou o ataque à WEST LAB Macua 140...De seguida faço outro lançamento na mesma direcção e quando novamente a amostra está quase ao pé de mim e no mesmo sitio onde o robalo tinha falhado o ataque, vejo um cabeçudo a vir do fundo (mais ou menos 1,5 mts de agua), paro a amostra e zááááááááásssssssssssss....desta vez tinha ficado ferrado...3 corridas longas, o carreto a cantar, como à muito não ouvia, uma luta bestial. Apertei um pouco o Drag, olhei para o Miguel, que estava a uns 50 metros de mim, e gritei-lhe....este é dos bons. Como estava a pescar em cima de uma pedra com cerca de 1 metro acima no nivel do mar, começei devagarinho a descer e a escolher o melhor sitio para o tirar. Mais perto de mim, vejo que se tratava possivelmente do meu recorde pessoal, foi ai que gritei ao Miguel para me vir ajudar, pois com isto tudo, já tinham passado uns 5 minutos e o robalo ainda dentro de agua. O Miguel, parecia que tinhas "assas" em cima daquelas pedras brunosas a vir ao meu encontro, quando tentei apanha-lo, veio 2 vagas, que me obrigaram a dar-lhe mais linha e tentar contornar as pedras que tinha á minha frente o que consegui e colocar o cabeçudo já num local mais seguro, para o Miguel, já ao meu lado, lhe "jogar" as mãos e tirar o cabeçudo cá para fora.

Quando vejo aquele lombo negro nas mãos do Miguel, não queria acreditar, no valente robalo que tinha acabado de capturar....tinham sido 10 minutos de luta intensa, não pelo força que o robalo fez, mas pela "ginástica" que tinha feito, para tentar segurá-lo e tentar contornar as pedras.





Este robalo acusou na balança 7,700KG como a imagem ilustra e mediu 90 cm.

Material Utilizado:

Cana: Shimano Fireblood 3,00mts
Carreto: Shimano Saragoça 4000
Linha: Power Pro 0,19mm Vermelha
Amostra: West Lab Macua 140