sábado, 5 de março de 2011

Estruturas de apoio ao surf só fora do Parque Natural





1 – Este Plano do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina é tão patético que vai ao ponto de contrariar o Relatório Ambiental desse mesmo Plano.


Reza o citado Relatório que a agricultura intensiva provoca a alteração irreversível da morfologia do solo e efeitos de poluição difusa, contribuindo acentuadamente para a degradação dos valores naturais, designadamente o solo e a água.

Refere ainda o mesmo Relatório que a agricultura intensiva impossibilita a sobrevivência dos frágeis ecossistemas locais por destruição dos biótipos, podendo ter repercussão nas áreas envolventes.


Perante esta indesmentível constatação, o Relatório Ambiental aponta para a reconversão das práticas agrícolas intensivas.

Pasme-se, no entanto, que o Plano do Parque Natural, agora aprovado, ignora este Relatório (feito pelo ICNB) e propõe uma agricultura ainda mais intensiva.


Acreditemos pois, que isso de Avaliação Ambiental é uma treta formal que até incomoda o ICNB.


Com mais este exemplo, sai reforçada a ideia de que este Plano é uma grosseira aldrabice ambiental.

Tudo será permitido a esta agricultura química e mesmo que os projectos das explorações não respeitem as limitações do Plano, sempre há a possibilidade de recorrer ainda a uma cláusula de excepção.


Nestes termos, um dos mais graves problemas ambientais do Parque Natural, em vez de ser contido, é impulsionado e até elogiado pelo Sr. Presidente do ICNB e pelo seu Secretário de Estado.



2 – Outro grave problema ambiental tem a ver com o caravanismo e campismo selvagem.

Há dezenas de anos que estas actividades ilícitas destroem as nossas arribas e as nossas praias (lixo, fogueiras, etc.).

Este Plano limita-se, quanto ao assunto, a dizer que é proibido.

É proibido mas pratica-se todos os dias ao longo de dezenas de quilómetros da orla costeira do Parque Natural.


O ICNB deveria tomar a seu cargo a resolução deste flagelo, mas não o faz, nem quer fazer.


Dedica a esta praga uma alínea de um artigo de regulamento do Plano, dizendo que só excepcionalmente são autorizadas estruturas de apoio ao auto caravanismo e caravanismo, dentro do Parque Natural, quando fundamentalmente não for possível a sua instalação fora deste.


Deixa a resolução do problema para terceiros (privados) e mesmo assim só em casos excepcionais.


Sabemos que nessas tendas e caravanas dormem muitos meninos e meninas ligadas às elites citadinas e por isso não interessa ao ICNB criar parques de campismo e caravanismo, porque o Parque está predestinado a essas elites e não aos residentes.

Tanto mais que essas estruturas para o caravanismo iriam criar postos de trabalho e isso é uma coisa que este Plano abomina, com excepção dos Tailandeses (é verdade, mão de obra barata!) da agricultura química.


Portanto, isto do campismo e caravanismo selvagem é para ficar tudo na mesma.

De vez em quando, as autoridades fazem umas rusgas mas no dia seguinte está tudo na mesma e blá, blá, blá… fica toda a gente a assobiar.

Os residentes se quiserem postos de trabalho que se trompiquem (como se diz em bom algarvio).

Temos assim mais um problema ambiental a que este Plano do Parque Natural Vira as costas.


3 – Um outro grave problema ambiental que este Plano ignora está criado por outro Plano, o Plano de Ordenamento da Orla Costeira.


O Plano da Orla Costeira constitui um verdadeiro atentado aos valores naturais deste parque Natural, como desde 1998 vimos denunciando.

É inaceitável que se permitam apoios de praia no areal das praias e sobre as dunas. Mas o POOC permite.


Infelizmente, este novo Plano do parque Natural, que podia corrigir agora os erros do passado, nada fez quanto ao assunto.

Em resultado ainda do POOC, temos praias onde são proibidos quaisquer tipos de apoio, inclusivelmente sanitários.


No entanto, essas praias são frequentadas por centenas de pessoas e sendo a defecação própria de qualquer bicho, mesmo humano, seguro é que os resíduos dessa actividade (que não pode ser proibida, ou pode?) são vertidos alegadamente no mais puro ambiente natural.

Este novo Plano podia, mas nada fez quanto ao assunto.


Nestes termos, um turista com um rolo de papel higiénico na mão, a dirigir-se para o arbusto mais próximo da praia, é já uma imagem típica desta área protegida.


4 – Outro grave problema ambiental deste Parque Natural prende-se com espécies infestantes, não autóctones, que dia a dia vão matando a nossa flora natural.

São as acácias, os chorões, as cortadérias, etc.

Este Plano limita-se a dizer, mais uma vez, que irão ser implementadas medidas de combate a estas espécies, como se fosse possível a uma entidade falida, como é o ICNB, gastar um cêntimo nesse combate.


Aliás, o ICNB tem a sua tarefa facilitada no sentido de não gastar, pois classificou neste Plano extensas áreas de acácias como áreas de protecção (até as acácias são mais protegidas que as pessoas!)

Há mais de dez anos que o Ministério do Ambiente incumbiu o ICNB de iniciar esse combate e nem uma única dessas plantas o ICNB destruiu neste Parque Natural.


Nem mesmo a sempre educadora e zelosa União Europeia dá importância a estas pragas nos parques Naturais (apesar de apregoar o contrario), tendo recusado uma candidatura do Município de Aljezur ao Programa Life, exactamente para combater as espécies infestantes no Parque Natural, já que o ICNB nada fazia.

Já vimos, pois, que o Plano do Parque não se preocupa com os verdadeiros problemas ambientais do Parque Natural.

Se o Plano do Parque não combate os verdadeiros cancros ambientais, então combate o quê?


5 – Em primeiro lugar, as construções turísticas, as quais não podem ocorrer a mesmos de dois quilómetros da orla costeira e de tal forma condicionadas que na pratica são proibidas.

Sublinhe-se que, nesta matéria, não queríamos nem mais um metro de construção do que aquele quer o PROT Algarve permitia e que foi aprovado pelo mesmo governo.


Contudo, este Plano que +proíbe (violando o PROT) novas construções turísticas a mesmos de dois quilómetros da costa, já nada proíbe quanto as construções agrícolas no Perímetro de Rega do mira.

Também violando o PROT Algarve, o Plano do Parque admite que, em explorações agrícolas (no perímetro de rega) até 5 hectares, possam ser constituídos 100 metrosquadrados de instalações agrícolas, e, em propriedades com área superior, essas construções podem atingir três mil metros quadrados.


Permite ainda, para a agricultura intensiva, que o Parque Natural possa “beneficiar” de cerca de 40 milhões de metros quadrados de estufas, mais umas dezenas de milhar de metros quadrados de instalações agrícolas e mais umas centenas de contentores ou casas pré-fabricadas para alojar a mão-de-obra tailandesa que trabalha nessas estufas.

Tudo isto pago com milhões de fundos comunitários!


Verdadeiramente espantoso é que essas estufas, esses contentores e essas dezenas de milhares de metros quadrados de construções agrícolas podem instalar-se, nalguns casos a mesmo de 200 metros das arribas.

É uma verdadeira patifaria do ICNB!


E mais! Enquanto fora do Perímetro de Rega do Mira é proibida a mudança de uso das instalações agrícolas, já dentro do perímetro de rega essa proibição não existe.

Já estamos a ver, daqui por uns anos, quando se acabarem os fundos comunitários que sustentam essas agriculturas, no que se vão transformar essas instalações da agricultura química. Unidades turísticas, está claro! È isso que inequivocamente o ICNB quer!


6 – Em segundo lugar, combate a agricultura tradicional, onde labutam, em maioria, idosos agricultores e criadores de gado e cuja actividade é controlada por este Plano até ao milímetro.


7 – Em terceiro lugar, combate os pescadores lúdicos com mais áreas de proibição, que, na versão final, vão prejudicar mais umas centenas de idosos e reformados da freguesia de Rogil, que sempre tiveram na pesca e na mariscagem uma fonte suplementar na sua economia familiar.


8 – Em quarto lugar, combate novas actividades económicas compatíveis com o ambiente, como é o caso do Surf e outras actividades conexas.


Na verdade, o Surf é considerado ainda muito mais perigoso que as construções turísticas, só sendo admitidas estruturas de apoio a esta actividade fora do Parque Natural, salvo especial autorização do ICNB, com base em estudo fundamentado que demonstre não ser possível localizar essas instalações fora do Parque Natural.


Ou seja: O Surf e Body-Board pratica-se no mar e as instalações de apoio constroem-se na Serra! Os crânios do ICNB devem estar loucos!


9 – Fruto desta nova realidade económica (durante todo o ano) que é o Surf, manifestaram os intervenientes no negócio a necessidade de ser admissível a instalação de Surf Camps. Estruturas vulgaríssimas por todo o mundo onde se pratica a modalidade.


10 – Mas nem tudo é mau do lado do ICNB. Temos, penhoradamente, que agradecer a generosidade desta sábia instituição ao prever um artigo (de excepção) que permite a construção de cemitérios no Parque Natural. Felizmente podemos ser enterrados na nossa terra!


Obrigado Sr. Secretário de Estado e Sr. Presidente do ICNB, por permitirem aos residentes umas exéquias condignas, quando chegar a hora de cada um…


Subsiste, no entanto, uma dúvida! Será que para abrir os covais é necessária autorização do ICNB? Ou estudo de incidências ambientais?


É que o ICNB tem sido e vai continuar a ser o coveiro do Parque Natural, até enterrar tudo o que são valores naturais desta área…

Manuel Marreiros
Presidente da Assembleia Municipal de Aljezur

Fonte: Oceanus Atlanticus

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Fim da Revista "O PESCADOR"



Infelizmente para todos os pescadores portugueses e para a pesca lúdica e desportiva em Portugal, que assim fica mais pobre, a Joeli Publishing decidiu encerrar quatro das revistas que vinha publicando no nosso País, entre elas a Revista mensal "O Pescador", invocando "fraca circulação " e "fraca publicidade".


Elisabeth Barnard, fundadora da editora, confirmou a suspensão dos títulos Com’Out, O Pescador, Portugal Dive e Mundo das Plantas & Jardinagem. 

Um abraço ao seu Director Dinis Ermida e seu staff.


Fonte: Katembe

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

PNSACV - Ministra do Ambiente responde na AR por iniciativa do BE



PNSACV: Ministra do Ambiente responde na AR por iniciativa do BE

A Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território e o Director do Departamento de Gestão de Áreas Classificadas do Sul vão à Assembleia da República prestar esclarecimentos sobre o Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. A iniciativa partiu do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda.

A Comissão Parlamentar de Ambiente aprovou o requerimento do Bloco de Esquerda para audição da Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território e do Director do Departamento de Gestão de Áreas Classificadas do Sul sobre a aprovação do Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Um documento aprovado recentemente em Conselho de Ministros que tem merecido fortes criticas por parte dos autarcas de Odemira, Sines, Aljezur e Vila do Bispo.
O Bloco de Esquerda partilha das preocupações dos autarcas e considera que este plano de ordenamento incompatibiliza a necessária preservação dos valores ambientais com a permanência das actividades tradicionais das populações residentes e a promoção do desenvolvimento sustentável. Considera ainda que coloca todas as condicionantes e restrições sobre a agricultura e pastorícia tradicionais e extensivas e ao turismo da natureza de pequena e média dimensão, abre espaço para os grandes empreendimentos turísticos e é pouco exigente em relação ao perímetro de rega de Mira.
Alberto Matos, do Bloco de Esquerda, lamentou que sejam as populações a pagar a factura da decisão do governo em aprovar um plano onde só prevaleceu a sua vontade.
Ainda segundo Alberto Matos o poder central não pode decidir tudo isolado e garantiu que esta audição é só uma peça para ajudar a luta dos autarcas e das populações.

Fonte: Riomira.com

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

1º Feira de Pesca de Setúbal


Organização: Câmara Municipal de Setúbal


Enquadramento: 9os Jogos do Sado


Parcerias:

Clubes Parceiros Locais:

Clube “Os Amarelos”: Apoio à organização

Clube Companhia dos Mares: Organização do Campeonato Nacional da 3ª. Divisão de Pesca Embarcada de Alto Mar.

Clube de Amadores de Pesca de Setúbal (CAPS): Organização do Grande Prémio de Setúbal de Pesca à Bóia.

Lojas Parceiros Locais:

Casa Pita
Companhia das Marés
Custom by 7EVEN

Outros Parceiros:

Tribo Fishyak
Kayak Fishing Fórum


Data: 1, 2 e 3 de Abril de 2011

Local: Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal


Conceito:

Feira interactiva de pescadores para pescadores.

Estratégia:

Criar condições para uma interacção prática entre sites/fóruns, revistas da especialidade, clubes/associações, lojas locais, importadores (associados, ou não, aos intervenientes referidos) e pescadores das mais variadas técnicas, mais direccionadas para estuário e mar.


Papel da Comissão Organizadora dos 9os Jogos do Sado:

1. Divulgar as presentes intenções, junto dos intervenientes referidos
2. Convidar e abrir inscrições junto dos mesmos.
3. Cooperar com parceiros na organização das acções/eventos a decorrer durante a Feira.
4. Adquirir prémios e t-shirts para concursos e opens, segundo indicações dos parceiros/organizadores.
5. Colaborar com todos os intervenientes, em termos logísticos, quanto a montagens e organização de debates/workshops.
6. Coordenar espaços e actividades, tendo em conta o programa final.
7. Montar pavilhões e pontos de luz para cada expositor inscrito.
8. Tratar das autorizações e licenças necessárias.


Papel dos clubes parceiros locais:
Organização de concursos de pesca já programados e apoio à organização.


Papel das lojas parceiros locais:
Convidar os importadores que as servem, exposição, teste, venda de materiais ou outros relacionados com a sua actividade comercial.


Papel dos Fóruns Tribo Fishyak e Kayak Fishing (Outros Parceiros):
Organização de um Open de Kayak Fishing, para além do papel solicitado a Sites/Fóruns que abaixo se propõe.


Papel dos Importadores:

Exposição, testes de materiais, outros relacionados… de preferência, associados aos lojistas parceiros.




Papel dos Sites/Fóruns inscritos ou não:

1. Divulgação da Feira junto dos seus membros, lojas ou importadores associados, no que respeita à participação alargada como expositores.
2. Autodivulgação enquanto unidades de promoção de conhecimento/desenvolvimento da pesca nas suas diversas vertentes.
3. Promoção de actividades/eventos práticos (debates, workshops técnicos e/ou demonstrativos), promotores de participação dos seus membros e visitantes.
4. Exposição, teste e venda de materiais de divulgação e/ou pesca, quando e se associados a importadores ou lojistas.
5. Apoio voluntário à organização, no caso de alguns eventos em que se evidencie ser necessário.


Papel da revistas e jornais da especialidade:

Divulgação nacional do evento e participação no mesmo.


Proposta de temas base para workshops, debates…:

- Iniciação de jovens na pesca
- Técnicas de pesca
- Estado da pesca em Portugal.

Os temas poderão e deverão abordar áreas teóricas e/ou práticas, com atenção especial para as últimas, atendendo às condições oferecidas pelo local de realização da Feira.


Programa:

1 de Abril:

15.00: Abertura com oferta de Moscatel de Honra, pela Senhora Presidente da Câmara Municipal de Setúbal a todos os expositores (representantes dos importadores, clubes, associações, federações, fóruns, sites…).
16.00: Abertura oficial da Feira ao público.
18.00: Início do período de tratamento de temas, debates e workshops.
19.00: Reunião de balanço e de debate de dúvidas e necessidades, entre a organização e os expositores.
23.00: Fim do período de análise/debate de temas e workshops.
00.00: Encerramento da Feira ao público.

Programa de 2 de Abril:

08.00: Início da realização de concursos
10.00: Abertura da Feira ao público e início do período de testes práticos de materiais, tratamento de temas, debates e workshops.
16.00: Início do período de pesagem e distribuição de prémios dos concursos.
19.00: Reunião de balanço e de debate de dúvidas e necessidades, entre a organização e os expositores.
23.00: Fim do período de testes práticos de materiais, análise/debate de temas e workshops.
00.00: Encerramento da Feira ao público.

Programa de 3 de Abril:

08.00: Início da realização de concursos
10.00: Abertura da Feira ao público e início do período de testes práticos de materiais, tratamento de temas, debates e workshops.
16.00: Início do período de pesagem e distribuição de prémios dos concursos.
19.00: Reunião de balanço/avaliação entre organização e expositores.
20.00: Encerramento definitivo de todas as actividades da Feira.


Inscrições:

As inscrições são feitas através de ficha anexa e não implicam qualquer pagamento, aluguer de espaço, estrutura nomeada ou segurança.

Serão aceites, por ordem de entrada, no limite do número dos espaços assegurados e considerando que os acima nomeados “Parceiros” têm, já garantida, a sua inscrição.

Data limite das inscrições: 28 de Fevereiro de 2011

As inscrições poderão ser enviadas para:

Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Setúbal
Rua da Saúde
2900 Setúbal

Fax: 265548236
e-mail: cms.pua@gmail.com

Após aceites as inscrições, serão agendadas reuniões com todos os intervenientes, no sentido de familiarização com os espaços e pormenorização das respectivas participações

Para qualquer esclarecimento ou dúvida, contactar Ernesto Lima, através do número: 963579132



Em: 7 de Fevereiro de 2011

Pela Comissão Organizadora dos Jogos do Sado: Ernesto Lima


PS: o programa fica sujeito a alterações de pormenor, mantendo os conceitos implícitos. 

sábado, 29 de janeiro de 2011

3º Pescaria de 2011, 3 Peixes e ao 3º Lançamento




Olá,

Este sábado à tarde, na companhia do Miguel Soares, fui fazer a minha 3º Pescaria de 2011. Chegados ao pesqueiro, maré com meia vazante, e umas condições boas, embora o vento que fazia sentir forte por vezes. Levei para a estreia, a minha cana da Barros, a WEST LAB MACUA 3.00 mts. Ao 3º lançamento, com uma WEST LAB MACUA de 16,50cm, côr A40, saiu o primeiro robalo que acusou na balança 1,00Kg certinhos.



O Miguel logo a seguir, tirou um bom robalo, que lhe deu uma boa luta, que acusou na balança 2,300Kg.


Algum tempo depois, mudo de amostra e coloco uma MARIA ANGEL KISS que tinha encontrado no Verão passado na praia do Almograve, que após alguns lançamentos, me deu a maior captura da faina que acusou 1,600Kg.


Saimos deste pesqueiro e ainda fomos visitar um outro até quase ás 19 horas logo no 1º lançamento, capturo o meu 3º exemplar (não tenho foto) que acusou na balança 1,00Kg.

Foi uma grande tarde de pesca, muito bem passada....

Rodrigo Zacarias By "Oceano Ibérico"

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Revista O PESCADOR - edição de Fevereiro nas bancas já amanhã!



ESTA EDIÇÃO EM DETALHE
Saiba em seguida o que pode ver nesta edição:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
PARA TODOS OS PESCADORES
-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pág. 6      ‘ESTÓRIAS’ DA PESCA
Um nova secção n'O PESCADOR… porque uma revista de pesca
não se faz só de artigos técnicos!

Pág. 10    GUIA PRÁTICO PARA ORGANIZAR CONCURSOS DE PESCA
Se faz parte de um clube ou secção de pesca, leia esta série de artigos
que tornarão o seu concurso inesquecível — e conheça os mais variados
detalhes práticos da organização de concursos.

Pág. 18    PRESSÃO BAROMÉTRICA: OS EFEITOS NA PESCA
Sabe-se que interfere nas nossas jornadas… mas poucos sabem
exactamente como — ou como usar essa informação a seu favor.
Uma imperdível série de artigos assinada por Rodrigo Zacarias.

Pág. 24    ANZÓIS (PARTE III): A APLICAÇÃO PRÁTICA DA ESCOLHA
Gonçalo Martins conclui nesta edição a sua espectacular série… e com chave
de ouro, contando-nos os detalhes do Europeu, em Coruche, e do modo
como a escolha dos anzóis contribuiu para a vitória portuguesa.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
PESCA DE COSTA
-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pág. 28    ROTEIROS:  A PRAIA DE MELIDES
Acompanhe uma visita conduzida por João Rolo.

Pág. 32    SPINNING: COMO PROVOCAR OS ATAQUES DO ROBALO
Paulo Lourenço responde a uma das dúvidas mais comuns
entre os amantes do spinning: «Por que não atacam?!».
Conheça técnicas e soluções para espicaçar os ataques.

Pág. 36    BÓIA: CURSO DE INICIAÇÃO
Pesca emocionante, técnica e muito exigente para a nossa atenção,
o físico e os nossos conhecimentos — e com pesqueiros que nunca mais
acabam. Inicie-se nesta disciplina fascinante com Ruben Roche.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
PESCA EMBARCADA
-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pág. 42    AÇORES: DESTINO DE SONHO
Para quem pesca na costa ou de barco, os Açores são um destino
a não perder… e qualquer pessoa que já lá tenha ido o confirma.
Saiba porquê com Suzana Morais, da equipa Faial Terra Mar.

Pág. 46    RELATO DE UMA JORNADA NO ‘TURCO’
O pescador Bruno Cabrita é dado a estreias em grande: na primeira
pescaria de 2011, teve um resultado extraordinário, e agora estreia-se
nas nossas páginas com um artigo a não perder…

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
CARP FISHING
-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pág. 48    ROTEIROS: A LAGOA DE MIRA
Outra estreia em grande nas nossas páginas é a de Paulo Costa,
que nesta edição nos apresenta um destino muito interessante
para os amantes do carp fishing: a bonita (e fértil) lagoa de Mira.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
PREDADORES
-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pág. 54    ACHIGÃ: UMA PESCARIA NO INVERNO 
A primeira jornada do ano de Hermínio Rodrigues e Paulo Barroso
apresentou-lhes algumas dificuldades técnicas… veja como eles
as superaram, no que toca a técnicas e amostras.

Pág. 60    LÚCIO-PERCAS: GUIA PRÁTICO DE PESCA
Este predador está nas nossas águas… e mais vale aprendermos
a pescá-lo e a gostar de o pescar, diz Nuno Correia, porque ele dá
jornadas muito interessantes, ao contrário do que se diz…

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
SALMONÍDEOS
-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pág. 66    ROTEIROS: TRUTAS NA MADEIRA
A Madeira tem ribeiras e levadas que, além de bonitas, são ricas
em trutas de bons tamanhos, que proporcionam lances muito bons.
Leia este artigo de Hermínio Rodrigues e fique a saber tudo.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Autocolantes Oceano Ibérico



Preço de cada unidade: 2,50 € 

NOTA: O Autocolante têm a medida de um CD

Para viaturas

Mais informações em: www.oceanoiberico.com

domingo, 2 de janeiro de 2011

The First Off 2011

Olá a todos,

Hoje, ao 2º dia do mês de Janeiro de 2011, sai com o amigo Miguel, para mais uma investida aos robalos. O mar encontrava-se certo, mas com os sets, não se conseguiu pescar sem ser em algumas baias, mas abrigadas.

Chegámos ao terreno por volta das 16 horas. Descemos ao pesqueiro, pelo que nos lançamentos iniciais, o Miguel ferra um bom robalo (queremos relato depois). Eu coloquei a minha matadora para aguas mais escuras (Daiwa Saltiga 140 Laser Sardine) e ao segundo lançamento, começa o tal combate que todos nós gostamos de sentir....chamei o Miguel para me ajudar a tirar o peixe, uma vez que o vi à tona de água e pela sua linda cabeça, devia ser peixe para a casa dos 2,00Kg 2,500Kg. 

Uma vez que estava a pescar um pouco alto (segurança primeiro) ao descer para ir tirar o peixe em água mais abrigada, deixei com a ajuda da onda, folgar um pouco a linha, o suficiente, para que este, desta vez, ganhasse a sua batalha. Nos primeiros segundos, fiquei aborrecido, mas pensei para mim....por vezes temos de dar o braço a torçer e ficar contentes, por eles (robalos) conseguirem escapar dos predadores terrestres.

P.S.: Desta vez, não houve peixe nem fotos, mas deixo na mesma aqui, o meu testemunho de como é bom, ir à pesca.

Rodrigo Zacarias By "Oceano Ibérico"

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Bom 2011 a todos os leitores do Pesca na Espuma



Cana Shimano Lesath 3.00mts
Carreto Shimano Stela 4000 FD
Linha Power Pro 0.19mm 
Amostra Daiwa Saltiga 140

Bom Ano 2011, são os votos do Pesca na Espuma a todos os leitores e suas familias.

Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"

domingo, 19 de dezembro de 2010

Feliz Natal e um Óptimo Ano Novo



O Pesca na Espuma deseja a todos um Santo Natal 

Um Ano de 2011 Cheio de excelentes capturas.

Rodrigo Zacarias By "Oceano Ibérico" 

domingo, 5 de dezembro de 2010

Já está online o Oceano Ibérico - Novo Fórum

Já está Online o novo Forum do OCEANO IBERICO em www.oceanoiberico.com Pede-se a todos os membros que façam os seus Pré-Registos e que possam tambem ajudar na passagem dos conteúdos mais importantes, copiando os tópicos de interesse para o novo forum.Estamos a mudar para fazer do Oceano Iberico um espaço ainda melhor...

Obrigado a todos!

sábado, 6 de novembro de 2010

Bolinho....Bolinho....atrasado uma semana




Olá a todos,

Eram 5h15m, e toca a levantar para mais uma jornada de spinning na companhia do Miguel. Chegados ao spot e com 8º graus de temperatura, lá tomámos coragem e passamos a nado, para o peão (condições já estudadas e vistas durante a noie) já que o mar prometia, uma boa jornada na companhia dos labrax´s.

Meia dúzia de lançamentos e começou a luta, mas que luta que este peixe me deu....ferrei ainda longe, mas como o mar tinha uma "porrada" boa, as ondas ajudaram o peixe no seu surf, e com algma sorte á mistura (diz o miguel) lá o consegui colocar num "rego" com pouca água e deitar-lhe a mão.

Acusou na balança 3,200Kg.

Material Utilizado:
Cana: Daiwa Infeet
Carreto: Shimano Stella 4000FC
Linha: Power Pro 0,19mm
Amostra: Rapala 13 cm e 15 gramas

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Vencedor Passatempo WESTLAB - Barros Trabucco



.Gostariamos de anunciar que Rodrigo Zacarias foi o vencedor do passatempo Barros Westlab 2010 - Como prémio Fotografia\Captura, o vencedor ganhou uma espectacular Barros Scorpion Spingame 300, topo de gama da colecção Barros Spinning 2010 - Os nossos parabéns, TBF