quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Novas Matadoras Shore Line


Super Long distance Minnow


Length : 170mm

Weight : 28.0g

Range : 15cm - 80cm

Type : Floating

 

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Team de Férias - 1º Pescaria ao Spinning









Material Utilizado:

Cana: Shimano Lesath
Carreto: Shimano Stella 4000 FD
Linha: Power Pro 0,19mm
Amostra: Daiwa

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Stella 4000FD - Nova Aquisição


13 S A-RB Stainless Steel Ball Bearings + 1 Roller bearing

AR-C Spool Line Management System

HD-GEAR High Durability Gear

AERO Wrap II

SR Balanced Body

SR Slider

SR 3BB Oscillation

Gear ratio 4.8:1

Weight: 10.5 (oz)/295(g)

Max Drag: 24.0 lb

line retrieve per Crank: 29 in

Line capacity:

lb(TEST)-yrds. 12-200 14-170 16-150 20-110

DIA.(mm)-m 0.25-260 0.30-180 0.35-130 0.40-100

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Encontro Oceano Ibérico - 2010


WWW.OCEANOIBERICO.COM


Olá a todos

Já está quase a fazer um ano que tivemos aquele memorável convívio na barragem de Salvaterra de Magos e resolvemos que a receita seria para repetir.

Desta vez vamos juntar-nos no açude do Monte da Barca, perto de Coruche, por ser um local central e de bons acessos para todos, quer venham de Lisboa, de norte ou de sul.


O objectivo deste encontro é juntar amigos, fazer novos amigos, conviver e divertir-mo-nos à volta do nosso desporto preferido - A PESCA!!!

Marquem já nas vossas agendas o dia 22 de Agosto e comecem a afiar os anzois

sábado, 5 de junho de 2010

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Feriado Nacional....3,600Kg



A gozar mais um feriado Nacional na Costa Alentejana, esta quinta-feira, na companhia do Miguel Soares, lá nos fizemos ao mar e ao pesqueiro seleccionado.

Chegados ao pesqueiro e ao 3º lançamento, na estreia do meu Shimano Aspire 4000 FA, e na companhia da minha Shimano Lesath,  ferro este lindo labrax, que acusou 3,600Kg.

A partir dai e até ao 12 horas, foi a tirar limo das amostras, cada vez que fazia um lançamento.



O Miguel ainda capturou 2 robalos um com 1,600Kg 3 outro com 1,00Kg, mas podia ter feito a melhor pescaria de 2010, não fosse ter perdido 2 belos labrax, na casa dos 3/4Kg.

Um abraço,

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Autarcas de Aljezur, Odemira e Vila do Bispo exigem suspensão do regulamento do parque natural

Autarcas de Aljezur, Odemira e Vila do Bispo exigem suspensão do regulamento do parque natural


Os autarcas dos concelhos de Aljezur, Odemira e Vila do Bispo exigem a suspensão imediata pelo Governo, da proposta de revisão do regulamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV).

A proposta de revisão do plano tem sido largamente criticada pelas populações e pelos autarcas do litoral alentejano e algarvio, que classificam como “uma sentença de morte para as atividades económicas e valores naturais” daqueles municípios.

Os autarcas dos três concelhos abrangidos pelo parque natural do Sudoeste, alegam que a proposta de regulamentação “ataca e disvirtua os instrumentos previstos nos planos municipais de ordenamento do território, e promove o retrocesso económico, social e cultural, com prejuízos para as populações”.

Numa moção aprovada por unanimidade, os autarcas exigem a suspensão “imediata, bem como a avaliação dos impactos económico, social e cultural que a regulamentação provocaria naqueles territórios”.

Defendem ainda, a elaboração de uma cartografia numa escala que identifique e caracterize os lugares e sítios, como elementos naturais de elevado valor biológico e geológico, assentes em rigorosos programas de monitorização, como garantia da conservação da natureza e da biodiversidade.

Além disso, consideram essencial “a articulação e compatibilização” do regulamento com os diversos planos e instrumentos de gestão do território, bem como o levantamento do património histórico e cultural na área do parque, para prever e garantir a sua inscrição em programas de reabilitação e requalificação urbana.

Os autarcas criticam ainda a atual proposta de revisão do Plano de Regulamento do PNSACV, porque alegam, “atenta contra os alicerces fundamentais da autonomia do poder local democrático, e significa não reconhecer que é possível inverter a desertificação humana e de crise socioeconómica que caracteriza a evolução dos municípios de Aljezur, Odemira e Vila do Bispo”.

Segundo os autarcas, a moção pretende mostrar ao Governo que os três concelhos mantêm-se “firmes na defesa dos direitos e interesses legalmente protegidos dos cidadãos”.

Ameaçam ainda, “recorrer à via judicial, ao direito de resistência e de ação popular, constitucionalmente consagrados, como forma de garantir a dignidade da pessoa humana e do poder local democrático”.

 
 
Fonte: Agência Lusa

terça-feira, 11 de maio de 2010

Um Parque Natural da "TRETA"

Criado em 1995, o PNSACV sempre foi considerado pelas populações como um autentico corpo estranho, que só sabe restringir ou proibir, cuja existência nunca contribuiu em nada na melhoria da qualidade de vida das populações.

Depois de 15 anos de "Deus dará", em que tudo foi proibido aos pequenos e tudo foi permitido aos grandes tubarões tipo Roussel, eis que um bando de burocratas do ou a soldo do ICNB resolve parir uma proposta de revisão "mil vezes" pior que a existente.

E o mais grave é que a nova proposta de Plano de Ordenamento foi elaborada sem que a promessa de acompanhamento e monitorização do Parque, visando "uma gestão adequada à salvaguarda dos recursos naturais, com a promoção do desenvolvimento sustentado da região e da qualidade de vida das populações" tivesse sido minimamente cumprida.

Tambem a promessa de actualizações cartográficas que permitissem um conhecimento técnico mais preciso da realidade das explorações existentes na área do Parque, não passou do papel. Se a isto acrescentarmos a inexistência de estudos científicos que fundamentem as decisões tomadas, somos obrigados a concluir que os "ambientocratas" de Lisboa andam a brincar com a vida das pessoas.

Com "amigos" destes, os habitantes da região não precisam de inimigos. E chegados aqui, face às aberrações produzidas, é legitima a interrogação se o objectivo deste novo plano, à semelhança do anterior, não é, exactamente o de pôr todo o mundo contra a ideia de existir um Parque, o que será óptimo para quem vier a seguir tomar conta desta área desprotegida.

O novo ataque a todos aqueles que vivem no Parque é feito em duas grandes direcções.

A primeira, é dirigida contra as actividades tradicionais, nomeadamente as pescas, a agricultura e a pecuária, sacrificadas em forma dos regimes de cultura intensiva, baseados na utilização massiva de adubos químicos e pesticidas, o que num parque que se pretende natural constitui um autentico absurdo. Este ataque é perfeitamente claro e evidente para a imensa maioria dos residentes.

A segunda direcção do ataque tem objectivos menos evidentes à primeira vista. Com efeito, criar uma linha de protecção costeira de 2 km parece ser uma medida visando evitar a betonização do litoral e a sua transformação num novo El Dorado da construção civil. Mas só à primeira vista, porque esta medida é um autentico gato escondido com rabo de fora. Se até 2 km da costa tudo for proibido, só resta às pessoas que lá vivem abandonarem tudo e partirem, deixando o terreno desimpedido para os vampiros que não tardam em chegar.

De que valerão todas as restrições e todas as proibições, só aplicáveis aos pobres deste mundo, face ao rolo compressor dos PIN`s e dos PIN`s Plus, quando estes, depois do pó assentar, decidirem lançar as suas garras sobre esta costa paradisíaca.

Resta-nos a esperança de que as populações, que foram capazes de uma grande mobilização contra as leis anti populares e discriminatórias que regulam a pesca lúdica, voltem a unir-se contra este novo projecto de ordenamento e que os autarcas dos concelhos que integram a área do parque - Odemira, Aljezur e Vila do Bispo, cumpram o prometido, não compactuando com os atentados contra os legítimos interesses das populações e levando até às ultimas consequências a defesa dos mesmos.

Fonte: Oceanus Atlanticus

terça-feira, 4 de maio de 2010

Dia seguinte...


Na manhã do dia seguinte ás grandes emoções vividas com a captura do Robalo de 7,700Kg, eu o Miguel Soares e o Pedro Cortes, lá nos fizemos novamente ao mar, na tentativa de alguém encontrar o irmão gémeo do Big Labrax.

Equipamento preparado, amostra na ponta da cana e lá vai "carga" para o Oceano...ao 3ç lançamento ferro um robalo de 1,200Kg...pensei...isto não está a começar mal. Mudei de pesqueiro e fui ter com o Miguel Soares e lá começei a pescar ao pé dele...minutos mais tarde, sai uma Baila que acusou 1,00Kg....mais 10 minutos, volto a ferrar um robalo que acusou 2,100Kg e o Miguel a ver os sair...lol

Mais um fim-de-semana, este muito produtivo, na companhia de bons amigos.

O Peixe capturado pelo Pedro Cortes, acusou 3,00Kg (Belo peixe) estava bem gordo...
O material utilizado, foi o do costume e as amostras a West Lab Macua 140 e Saltiga 17 Cm Electric Sardine.

Irei voltar em breve.....com ou sem peixe...

Um abraço

sábado, 1 de maio de 2010

Dia do Trabalhador e Concurso...Recorde Pessoal



Sabado, dia 1 de Maio de 2010, dia do trabalhador e concursos, o Team Rato do Mar, lançou-se ao mar. Por volta das 06:30 da "matina" lá nos fizemos à estrada, e com pouco mais de 15 Km feitos, chegámos ao Spot escolhido. O mar encontrava-se de perfeição com vaga de 1.4 e periodo 9, vento fraco de norte, eu o Miguel Soares e o Pedro Cortes, depois de equipados, lá nos colocámos cada um em seu spot.

O tempo encontrava-se embrulhado e a prometer alguma chuva, o que pouco tempo depois aconteceu, mas coisa fraca. Colocada a 1ª amostra e lá vai lançamento....mais 3 lançamentos e já a levantar a cana, vejo um robalo a vir do fundo e mas falhou o ataque à WEST LAB Macua 140...De seguida faço outro lançamento na mesma direcção e quando novamente a amostra está quase ao pé de mim e no mesmo sitio onde o robalo tinha falhado o ataque, vejo um cabeçudo a vir do fundo (mais ou menos 1,5 mts de agua), paro a amostra e zááááááááásssssssssssss....desta vez tinha ficado ferrado...3 corridas longas, o carreto a cantar, como à muito não ouvia, uma luta bestial. Apertei um pouco o Drag, olhei para o Miguel, que estava a uns 50 metros de mim, e gritei-lhe....este é dos bons. Como estava a pescar em cima de uma pedra com cerca de 1 metro acima no nivel do mar, começei devagarinho a descer e a escolher o melhor sitio para o tirar. Mais perto de mim, vejo que se tratava possivelmente do meu recorde pessoal, foi ai que gritei ao Miguel para me vir ajudar, pois com isto tudo, já tinham passado uns 5 minutos e o robalo ainda dentro de agua. O Miguel, parecia que tinhas "assas" em cima daquelas pedras brunosas a vir ao meu encontro, quando tentei apanha-lo, veio 2 vagas, que me obrigaram a dar-lhe mais linha e tentar contornar as pedras que tinha á minha frente o que consegui e colocar o cabeçudo já num local mais seguro, para o Miguel, já ao meu lado, lhe "jogar" as mãos e tirar o cabeçudo cá para fora.

Quando vejo aquele lombo negro nas mãos do Miguel, não queria acreditar, no valente robalo que tinha acabado de capturar....tinham sido 10 minutos de luta intensa, não pelo força que o robalo fez, mas pela "ginástica" que tinha feito, para tentar segurá-lo e tentar contornar as pedras.





Este robalo acusou na balança 7,700KG como a imagem ilustra e mediu 90 cm.

Material Utilizado:

Cana: Shimano Fireblood 3,00mts
Carreto: Shimano Saragoça 4000
Linha: Power Pro 0,19mm Vermelha
Amostra: West Lab Macua 140

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Regulamento da Náutica de Recreio - Vamos ver se é desta!!

Regulamento da Náutica de Recreio

Finalmente o IPTM vai alterar o Regulamento da Náutica de Recreio. Ao fim de quase dez anos a impor um Regulamento da Náutica de Recreio que sufocou as actividades náuticas fazendo-as regredir no seu desenvolvimento, o IPTM mostra a intenção de querer fazer um novo. Neste acaba com a carta de Marinheiro e cria a Licença de Principiante, com habilitação para barcos até 80 HP e termina também com as vistorias para barcos novos CE.

Há dez anos atrás foi esquecido, aquilo que mais interessava para o desenvolvimento da náutica de recreio em Portugal, que era fomentar mais navegadores e implementar a existência de mais embarcações.

Com os Decretos-Lei nº. 478/99 e 567/99 foram reduzidas as habilitações da Carta de Marinheiro, que permitia conduzir embarcações com motores com potência até 240 HP e comprimentos até 13,70 metros, para apenas 60 HP, em embarcações que não excedessem os 7 metros.

Com esta drástica limitação às habilitações da Carta de Marinheiro, os novos navegadores de recreio, passaram a ter que tirar dois Cursos para poderem comandar barcos com a potência e as dimensões que a antiga Carta de Marinheiro permitia.

As lanchas mais vulgares, com motorização interior, volante e bancos estofados, mais adequadas e seguras para os iniciados passearem com as famílias, deixaram de poder ser conduzidas com a Carta de Marinheiro.

Se estes Decretos-Lei tinham a intenção de criarem um novo negócio, o das escolas de navegador de recreio, acertaram em cheio. Para alguns foi uma mina.

Durante anos foi montado um esquema para fazer os alunos repetirem os exames, o mais possível, para obviamente pagarem mais.

Também os exames efectuados nas próprias escolas, com um processo pouco transparente, criou situações suspeitas, pois há escolas onde o índice de reprovações é muito elevado e em outras passa quase tudo.

Esta situação relativamente às Cartas de Marinheiro, provocou a desmotivação e o afastamento de candidatos a navegadores de recreio e a diminuição em quase 50% no registo de embarcações novas.

Por este motivo, acabaram também muitas escolas de ter de fechar, por falta de alunos.

O Regulamento da Náutica de Recreio que então se adoptou, não teve em conta a realidade náutica do País, a mais atrasada da Europa, mas que no entanto se encontrava na altura numa fase de desenvolvimento e por isso a necessitar de muito apoio para crescer.

O que se fez com o Regulamento, foi criar outros interesses paralelos à náutica de recreio, diminuir a captação de novos praticantes e reduzir drasticamente o comércio de embarcações até os 7 metros.

Para além da questão das Cartas de Marinheiro, o Regulamento passou a ser um filão para os burocratas, para dificultarem os registos das embarcações, principalmente das novas. Um barco novo, com certificação CE e possuindo as garantias de vários anos dos estaleiros e das fábricas, passou a ser vistoriado duas vezes, uma na água e outra em seco, obrigando a custos absurdos com gruas e com pessoal e ainda com as despesas das vistorias. Para além disso, as embarcações antes de registadas não podiam ser seguras. Acrescenta-se ainda a isto o tempo perdido com toda a burocracia, em alguns casos a espera de meses para o barco poder ser levado pelo proprietário.

O Novo Regulamento da Náutica de Recreio

Parece que chegou o momento de esta situação mudar e o IPTM tem já redigido um novo Regulamento que finalmente vai dinamizar o desenvolvimento da náutica de recreio.

Neste Regulamento é eliminada a Carta de Marinheiro e criada uma Licença de Principiante.

Esta Licença de Principiante tem por objectivo proporcionar a iniciação à náutica de recreio e vai dinamizar a vida dos clubes náuticos, pois serão eles a dar a formação aos iniciados, em vez das escolas, e as respectivas Federações náuticas a emitir as Licenças.

Presta-se assim também um excelente apoio aos clubes, que terão por este motivo a possibilidade de angariar mais sócios e os alunos pagarão certamente bastante menos do que pagam agora, para poderem conduzir uma embarcação.

Quanto às Federações, que emitirão as Licenças e ficam possivelmente com a responsabilidade de fiscalizar a formação, poderão garantir igualmente alguma receita.

A Licença de Principiante permite ao seu titular, se for maior de 18 anos, comandar uma embarcação até 6 metros e com a potência instalada até 60 KW, ou seja 80 HP. Pode navegar à-vontade nas águas interiores, rios e albufeiras e junto ao litoral até uma milha da costa ou 3 milhas de um varadouro ou porto de abrigo.

Para os titulares destas Licenças, com idades dos 8 aos 14 anos, é permitida apenas a potência de 12 KW, o que equivale a 15 HP. Quanto aos titulares dos 14 anos até aos 18, a potência máxima permitida é de 30 KW, cerca de 40 HP.

No que respeita às áreas de navegação, são as mesmas permitidas aos adultos.

As aulas programadas dão a formação indispensável para a iniciação. A formação teórica é de 8 horas e a prática de 12 horas.

Lamentamos que o IPTM continue a não promover o desenvolvimento da náutica de recreio nas águas interiores, pois os titulares da Licença de Principiante ficam impedidos de comandar as embarcações com motor interior, cuja potência mínima é de 135 HP, que são 100 KW. Bastava portanto subir um pouco o limite dos 80 KW para 115 KW e já seria possível tripular barcos, com motorização interior até os 160 HP e com comprimentos até os 6 metros, destinados aos passeios familiares e para a prática dos desportos aquáticos.

Quanto à carta de Patrão Local, esta passa a ficar reduzida nas habilitações no que respeita a área de navegação, pois permitia que se navegasse até 10 milhas de um porto de abrigo e 5 milhas da costa e vai ficar com as mesmas habilitações da actual Carta de Marinheiro, que permite que se navegue apenas até 3 milhas da costa e a 6 milhas de um porto de abrigo.

Deste modo, os pescadores que pretendam uma carta de navegador de recreio para irem pescar até 5 milhas da costa e 10 milhas de um porto de abrigo, já não o podem fazer com a carta de Patrão Local e têm que tirar o curso de Patrão de Costa.

Não entendemos esta redução absurda das áreas de navegação, propostas para a carta de Patrão Local, e nada o justifica, pois com uma formação de 24 horas de aulas teóricas e outras tantas 24 horas de aulas práticas, os alunos ficam decerto habilitados a navegar um pouco mais para além das 3 milhas e irem, pelo menos, até às 5 milhas da costa. Pela mesma razão, quem aprendeu a navegar ao longo da costa até 6 milhas de um porto de abrigo, também o faz com segurança até 10 milhas.

Se fossem mantidas as habilitações, quanto à área de navegação, a carta de Patrão Local seria bastante motivadora, para os que se querem iniciar na pesca e nos passeios em águas de costeira restrita, até porque se manteve as habilitações quanto ao tipo de embarcação de recreio que se pode comandar, sem limite de dimensão e de potência.

Os titulares dos 16 anos aos 18 anos podem agora tirar a carta de Patrão Local, com a limitação de barcos até 7 metros e a potência até 75 KW, ou seja 100 HP.

Quanto aos titulares das cartas de Patrão Costa, voltam a poder navegar até às 60 milhas da costa.

O novo Regulamento vai também contemplar uma reivindicação de muitos anos, de se acabarem com as vistorias às embarcações novas com certificação CE. Estas vistorias prejudicam altamente tanto o sector das actividades económicas como os compradores das embarcações.

Numa situação anterior, já aconteceu a administração do IPTM ter acordado com o Conselho da Náutica de Recreio a alteração do Regulamento e no fim foi para aprovação um Decreto-Lei completamente lesivo para a náutica de recreio.

Será que o poderoso “lobby” que existe dentro do IPTM, que não quer que se mude nada e pretende que fique tudo na mesma, consiga impor mais uma vez a sua vontade?

Esperamos que desta vez isso não aconteça e saia rapidamente um Regulamento que faça finalmente a náutica de recreio andar para a frente.




Texto Antero dos Santos

Fonte:http://www.mar.com.pt

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Revista O PESCADOR - Edição de Maio já nas Bancas

Na edição de Maio da revista O Pescador, vem publicado um artigo efectuado pelo fórum http://www.ocenaoiberico.com/ sobre o Robalo.

Esta edição em detalhe:

PESCA DE COSTA

Pág. 18 GERAL O ROBALO

A equipa do Oceano Ibérico estreia-se nas nossas páginas

com um artigo espectacular

Pessoal, vamos a comprar a revista e fazer os vossos comentários

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Captura Pascal



Pedro Cortes

4,600 Kg - Record Pessoal

Material:

Cana: Daiwa Infeet
Carreto: Shimano Tecninum 5000
Amostra: A de sempre...

Parabens amigo

terça-feira, 30 de março de 2010

Pesca aos Sargos Pós Defeso - Fernando Fernandes





Pescaria aos Sargos feita por Fernando Fernandes, esta segunda-feira.

Quem sabe nunca esqueçe.....Parabens ao Pescador.

domingo, 28 de março de 2010

Catch Release forçado....


Olá a todos,

Em mais uma jornada de Spinning este domingo, o resultado, foi este labrax, pouco maior que a Saltiga 17 cm.
Foi dos mais pequenos que apanhei até hoje.

Assim que liberto das 3 fateixas, foi prontamente devolvido ao seu habitat natural.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Revista O PESCADOR - Edição de Abril já nas bancas!



Nesta edição:

• roteiros, robalos, chocos, salemas, caiaques, zagaias

e muitos outros temas práticos na pesca de mar;

• pesqueiros em Espanha, uma semente polémica, americanos

em Portugal e mais na pesca em águas interiores;

• reportagens, humor e muito mais!