terça-feira, 30 de março de 2010
Pesca aos Sargos Pós Defeso - Fernando Fernandes
domingo, 28 de março de 2010
Catch Release forçado....
terça-feira, 23 de março de 2010
quarta-feira, 17 de março de 2010
Revista O PESCADOR - Edição de Abril já nas bancas!
segunda-feira, 15 de março de 2010
MOVPNSACV - Reunião no Ministério do Ambiente, 12 Março 2010
sábado, 27 de fevereiro de 2010
Revista O Pescador - Edição de Março já nas Bancas
A ABRIR
Pág. 6 Reportagens, Entrevista e Notícias
A ‘nova Nauticampo’, uma exposição da Amorim & Dias e muito mais
Pág. 20 Especial: Como Se Tornar (Ainda) Melhor Pescador
Uma espectacular série de Miguel Leote com dicas úteis para qualquer pescador
Esta edição com a presença do OCEANO IBÉRICO - http://www.oceanoiberico.com/
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Onde está o OCEANO IBÉRICO ???

O presente passatempo visa dar a conhecer os locais por onde passa o nosso símbolo.
Nas suas férias, fins-de-semana e momentos de lazer esteja sempre acompanhado do nosso logótipo. Vamos dar a conhecer por onde poderá passar o OI.
Envie uma foto onde esteja presente o logo do OI. Seja criativo e ganhe prémios.
REGULAMENTO DO PASSATEMPO OCEANO IBÉRICO
1.- São admitidas imagens em formato digital sobre o tema, "Onde está marca do Oceano Ibérico ?
2.- O tema poderá ser apresentado com imagens recolhidas em qualquer local exterior, em qualquer hora, de dia ou de noite, não sendo permitidas fotos concebidas em interiores.
3.- Qualquer imagem a concurso deverá contemplar o logótipo do Oceano Ibérico, logo que respeitadas as suas formas e cores originais.
4. - Podendo ser admitidas fotos a preto e branco, consideram-se válidas as imagens que nesta técnica contenham o logótipo do Oceano Ibérico em preto e branco.
5.- Não são admitidas fotos ou imagens, com montagens produzidas por processos informáticos.
6.- Os prémios a atribuir são estimados como peças surpresa e só após a reunião do júri são divulgados.
7.- O júri do concurso é constituído por elementos do Staff do Oceano Ibérico, não sendo permitida a discussão em fórum sobre a sua decisão.
8.- A entrega das peças a concurso deverá estar identificada com o nome do autor ou autores, bem como a data em que foi realizada.
9.- A data limite para entrega das imagens é 30 de Setembro de 2010.
10 - Todas as fotos colocadas a concurso são da exclusiva propriedade do seus autores.
11- O Oceano Ibérico reserva o direito de utilizar qualquer foto colocada a concurso, no âmbito restrito onde se insere cada foto, quer seja ou não premiada.
12- Para além da temática interna e do descrito neste regulamento, a utilização de qualquer foto, só poderá ser efectuada após autorização do seu autor, através de Mensagem Privada.
13 - Prémios
1º - Carreto de Spinning (Valor de Mercado: 120 Euros)
2º - Saco/Mochila para o Spinning
3º - Amostras Dansel e Kawaguchi
Patrocinadores Oficiais:
Lojas Maresia
Amigos do Mar
Pescavicentina.net
Capesca
Pesca & Companhia
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Diário de um fim-de-semana de Spinning
Sabado, dia 30 de Janeiro de 2010.
Este fim-de-semana, com o mar a premitir uma saida para umas pescas, eu e mais 2 amigos (Miguel e Pedro Cortes), lá fomos á faina.
Escolhido o pesqueiro ainda de madrugada, e chegados ao local, o Miguel e o Pedro, começaram logo a fazer uns lançamentos....Já com o Miguel e o Pedro a pescar, e eu como sempre o mais atrasado (escolher a melhor amostra) lá me aproximei deles, e ao meu 1º lançamento, ferro logo um peixinho que veio logo para o famoso saco azul.
A partir de ai, ainda ferrei mais 2 peixes, mas a caminho, la se foram, para outras bandas, ou então, para as amostras do Pedro e do Miguel, que ferraram 2 bons peixes ( 3KG e 4KG)
Pedro Cortes
Miguel Soares
Domingo, dia 31 de Janeiro de 2010.
Mais uma jornada de Spinning, com que deu novamente frutos, na companhia, do TEAM RATO DO MAR (Rodrigo, Pedro e Miguel)
Despertador novamente para as 6 da matina, e com os supeitos do costume....
Desta vez, com a maré vazia, uns minutos mais tarde, o peixe não cooperou logo de imediato....tivemos de esperar mais uma hora e já no final vazante, ferro um bom peixe com a WESTLAB a amarelinha (lembram-se) que por "burrice" minha, não lhe mudei as fateixas de origem, e fez que o mesmo se desferra-se já quase aos meus pés, recebendo de brinde, a amostra, mas com as fateixas TODAS ABERTAS.
Mudei de amostra e entretanto o Pedro, ferra um bom peixe, com a amostra apelidada pelo TEAM de "sempre"....o Pedro ainda apanhou mais um Kileiro.
Mudados de pesqueiro, faço a melhor captura do dia, com um labrax de 2,700KG, mais uma vez, com a WESTLAB, desta vez a preta, em que o faminto animal, a engoliu toda, não ficando nem a palheta da amostra de fora.
domingo, 24 de janeiro de 2010
Robalos no Mira

Este sabado na companhia do Miguel Soares e do mais recente membro do Oceano Ibérico, Márcio Romão, que a partir desse dia, se tornou, já da lista longa, mais um viciado no Spinning, fomos até Vila Nova de Milfontes.
Enquanto o Miguel, dava as dicas, ao Márcio, iniciador desta modalidade, eu fui até à margem, fazer uns lançamentos e testar algumas amostras.
Lançamento para aqui, lançamento para ali, e já com o sol a perder de vista, surge um bom toque na cana, e vai de ouvir o Saragosa a cantar ligeiramente, com a matadora, para já de 2010, a WESTLAB Macua 140....
Minutos depois.....sai este robalo com 1,100Kg
Material utilizado:
Cana: Shimano Fireblood 3,00 mts 20-50
Carreto: Shimano Saragosa 4000
Linha: Power Pro 0,19 mm
Amostra: Westlab Macua 140
Até ao proximo fim-de-semana, com mais capturas, espero eu....
Rodrigo Zacarias
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
Defeso....
Começou o dito defeso aos sargos e safias na costa alentejana e vicentina, 2 meses dizem eles para salvaguardar a espécie e fomentar o seu desenvolvimento sustentado..
aqui começa a questão que tem 2 ou 3 pontos fracos que a tornam na piada do anos e provam a ignorância e a falta de capacidade do poder central em lidar com populações e culturas.
A região do parque natural é uma região pobre, não há fábricas, os maiores empregadores são os bombeiros, as autarquias.
no concelho de Odemira temos ainda uns vastos milhares de hectares de agricultura intensiva que promove trabalho a portugueses e estrangeiros, a sul de Odemira é o caos, nada!
o sector da construção civil está de rastos e a sazonalidade dos trabalhos ligados com o turismo lançam todos os anos milhares de pessoas para o desemprego...Mas o povo já está acostumado a isso, no verão trabalha-se nos tascos e industria hoteleira, de inverno fazia-se de tudo um pouco para poder sobreviver...Estes dados não contam para o índice de produtividade nacional, mas conta para o bem estar e a sobrevivência das famílias.
quase todos estão ligados á agricultura, quer seja por pais ou avós, então temos assim uma larga franja da população que durante a época baixa se dedica á apanha do medronho, aos cogumelos, á agricultura (batata doce essencialmente) e ao mar..
esta ligação com o mar não é de agora, é sim de sempre! Fazer a maré, apanhar uns sargos, matar a fome...
Quando apareceu esta medida repressiva o ano passado todos se revoltaram, fizemos história e ajudamos a alterar a lei... mas ainda não é suficiente..
quando só podemos pescar 6 dias por semana, trazer somente 7,5 kilos de pescado, quando pagamos licença de pesca igual á do resto do país, quando somos proibidos de capturar 3 ou 4 sargos e por outro lado vemos os RAPAS de sagres a fazer fainas de toneladas, vemos os pescadores em geral a capturar ás centenas de kilos .... não compreendemos o espírito desse defeso??!!
Falo como pescador, cidadão e lojista, estou indignado..!
Por mais que nos esforcemos temos sempre que cumprir as nossas obrigações...
uma loja de pesca não é um mar de rosas, é um negócio de carolice, porque o indivíduo que está a trás do balcão é sempre o mais mamado e apanhado da pesca de todos...
imaginem só agora, o movimento que pode fazer com que se continue a sonhar, vai-se por 2 meses...
ninguém vive só de vender amostras, os iscos, o chumbo, sedas e toda a panóplia fazem o bolo que é necessário para continuar.
Quando foi tomada esta decisão, os senhores do governo esqueceram-se que havia gente que vivia da pesca, quer pescadores lúdicos que vão á pesca para fazer uns cobres ou por e simplesmente para comer, quer entidades ligadas ao ramo hoteleiro que todos os fins de semana recebiam turistas que aqui vinham na época baixa para pescar, e finalmente esqueceram-se dos lojistas ligados ao ramo do material de pesca.
No caso dos lojistas, podem-se referenciar uns quantos que durante este tempo são descriminados em relação ao resto do país, pois as contribuições de impostos não param, a segurança social e as contas acumulam-se..
Ninguém pensou em medidas compensatórias para que estes fizessem face á norma instituídas fosse com outro ramo qualquer era o carmo e a trindade, mas os tipos da pesca são tipos soft, de nada precisam...
O ano passado tenho conhecimento que pelo menos 2 lojas fecharam, este ano a ver vamos...
Ao todo são muitas as lojas afectadas, postos de trabalho postos em causa e rendimentos negativos a acumular-se,
Sines-4 lojas, porto covo--1, milfontes-3, cercal-2,almograve -1,azenha do mar -1, são teotóneo-2, odemira-1,odeceixe -1, rogil-1,vila do bispo-1, sagres-2, lagos-3, portimão-3, lagoa-2, carvoeiro-1.
A estes colegas desejo que superem as dificuldades e que se aguentem, melhores dias virão..
por isso é exigido um defeso para todos, por um espaço de tempo mais curto, sem demagogias e apartardes, é necessário justiça!!
FONTE: texto escrito e ilustrado pelo amigo Quim da loja Pescavicentina.net
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Á 2ª pesca de 2010 o 1º Labrax do Ano
No passado sábado, dia 9 de janeiro de 2010, na companhia do Pedro Cortes, Miguel Soares e Luis Gonçalves, fui fazer a minha segunda jornada de spinning deste novo ano.
Chegados ao 1º pesqueiro, o mar encontrava-se com uma vaga forte e com força de fundo, não nos deixando pescar muitas horas. Decidimos então mudar de local, mais para norte, e procurar uma baia, onde o mar não fosse tão forte.
Levava comigo as minhas novas aquisições WESTLAB/Macua 140 da Barros, que prometiam a curto prazo capturas, dadas as suas belas cores. Ao 3/4 lançamento começo a ouvir o Saragosa 4000 a cantar e grandes investidas por parte do meu adversário, que passados alguns minutos e a ajuda precisa do Pedro Cortes, saiu este belo "labrax", que acusou na balança 3,140 KG.
Material Utilizado:
Cana: Shimano Fireblood 3.00 mts 20/50
Carreto: Shimano Saragosa 4000
Linha: Power Pro 0,19 mm
Amostra: WESTLAB Macua 140 - Barros
Rodrigo Zacarias
sábado, 2 de janeiro de 2010
País - Milhares de polvos deram à costa em Vila Nova de Gaia - RTP Noticias, Vídeo
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
domingo, 13 de dezembro de 2009
Bom Natal e um Óptimo 2010

O Blog Pesca na Espuma, deseja a todos os seus membros e leitores, um santo Natal e um óptimo 2010.
Rodrigo Zacarias By "Oceano Ibérico"
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
domingo, 29 de novembro de 2009
Bonita Captura - Labrax de 4,00Kg

Ao montar as coisas, porque não levava nada preparado, o Miguel começou logo por fazer uma superificie para uns "espumeiros"... passados alguns minutos vejo o Miguel com a cana toda vergada e a me pedir auxilio, pois tratava-se de um belo Robalo....após alguns minutas de lutas, eis que surge à superficie este belo exemplar que acusou na balança 4,00KG.
Rodrigo Zacarias by "Oceano Ibérico"
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Fórum Oceano Ibérico

É OBRIGATÓRIO que no registo inicial, o usuário coloque o seu nome verdadeiro (Nome e Apelido) com a sua respectiva foto pessoal.
7- Ao postar uma pergunta, seja educado e tente incluir todos os detalhes que possam ser úteis para quem se dispuser a ajudá-lo com o problema. Lembre-se que os outros participantes do fórum não o freqüentam apenas para responder suas perguntas, mas também para aprender. Além de postar perguntas, tente sempre contribuir com algo.
11- Mensagens de spam serão deletadas sem aviso e encaminhadas ao provedor de acesso do emissor. O usuário que for enquadrado nesta situação será banido automaticamente.
14- A denominação e aplicação de punições será f eita pela Administração do fórum. a) Se houver insistência, as penas serão: - Suspensão - Banimento definitivo
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Merchandising Oceano Ibérico - Encomende Já!!




- Branca;
- Azul Oceano Ibérico;
- Preta;
- Azul Marinho;
Visite já o Fórum Oceano Ibérico em http://www.oceanoiberico.com/ e faça a sua encomenda.
Rodrigo Zacarias









