terça-feira, 30 de março de 2010

Pesca aos Sargos Pós Defeso - Fernando Fernandes





Pescaria aos Sargos feita por Fernando Fernandes, esta segunda-feira.

Quem sabe nunca esqueçe.....Parabens ao Pescador.

domingo, 28 de março de 2010

Catch Release forçado....


Olá a todos,

Em mais uma jornada de Spinning este domingo, o resultado, foi este labrax, pouco maior que a Saltiga 17 cm.
Foi dos mais pequenos que apanhei até hoje.

Assim que liberto das 3 fateixas, foi prontamente devolvido ao seu habitat natural.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Revista O PESCADOR - Edição de Abril já nas bancas!



Nesta edição:

• roteiros, robalos, chocos, salemas, caiaques, zagaias

e muitos outros temas práticos na pesca de mar;

• pesqueiros em Espanha, uma semente polémica, americanos

em Portugal e mais na pesca em águas interiores;

• reportagens, humor e muito mais!

segunda-feira, 15 de março de 2010

MOVPNSACV - Reunião no Ministério do Ambiente, 12 Março 2010

MOVPNSACV - Reunião no Ministério do Ambiente, 12 Março 2010



A azul está o que se passou na dita reunião:

1 - Período de defeso

O período de defeso, para sargos, de 15 de Janeiro a 15 de Março, é obrigatório para os pescadores lúdicos.

Este período de defeso é respeitado por pescadores profissionais e desportivos, na área marinha do PNSACV? Este período de defeso é respeitado no resto do território nacional?

Caso as respostas às questões colocadas neste ponto sejam negativas. O que se entende por defeso?

Defeso para todos, profissionais, desportivos e lúdicos 15 dias JAN a 15 dias FEV; é necessário estudar e monitorizar a realidade, se há estudos realizados ou em execução, devia ser comunicado, tornado público. Também não concordamos com certas pessoas que dizem que não é necessário defeso ou que o sargo não é uma espécie ameaçada, queremos um defeso para todos, sem excepções.

Confirma-se que no PNSACV há duas espécies de Sargos, Diplodus maotdr e Diplodus madrp, respectivamente o Sargo do Ministério do Ambiente e o Sargo do Ministério da Pesca.

O Ministério do Ambiente confirma que o defeso de 2 meses é para manter, para os lúdicos. Quanto ao Sargo do Ministério da Pesca, o Ministério do Ambiente tem pouco a dizer. Isto é demonstrativo do porquê do nosso país não funcionar, no mesmo território, a mesma espécie, dois pesos e duas medidas, logo não é a espécie que está em causa, mas sim o interesse de alguns, supostamente (destruição precisamente). Penalizados, os que menos afectam a espécie.

O Ministério da Pesca é o mesmo que o da Agricultura, e como os mais atentos sabem, a agricultura no nosso país foi exterminada ao longo dos últimos anos, assim como as pescas.

Os pescadores profissionais têm que aprender a gerir os recursos naturais que são o seu sustento, se ficarem à espera que o Ministério da Pescas marque defesos, brevemente não têm nada para pescar.

Quanto a nós, os lúdicos, ficamos em terra, em alternativa ao «bird watching», observamos as capturas massivas e desnecessárias de sargos e de outras espécies. Num salve-se quem puder.

Para o manejo do Sargo, as nossas propostas são:

- Aumento do tamanho mínimo

- Defeso de um mês para a pesca do sargo, para todos

- Valorizar o Sargo, pela reorganização do circuito de comercialização, evitando que o retorno ao pescador seja garantido unicamente pela quantidade de pescado capturado; o que acontece também na altura da desova, precisamente quando os sargos se agrupam?! Esta politica de rebentar com os recursos naturais é inaceitável.

- Monitorizar; quem pesca, como pesca, quando pesca, porque pesca, por quanto pesca, sabemos? Não?!

2 - Pesca lúdica no período entre o pôr-do-sol e o nascer do sol (pesca à noite)

Transcrevendo o que está no poster em anexo, «(3)no litoral rochoso, apenas nos pesqueiros autorizados.», Pergunta-se:

Podemos pescar em todos os locais, excepto as áreas de interdição, uma vez que são as únicas áreas não autorizadas que conhecemos?

Caso a resposta à questão anterior seja negativa, o que se entende por pesqueiro autorizado e quais os critérios utilizados para o classificar como tal?

Qual a legislação ou edital a consultar? Que tipo de sinalética está associada?

Estamos todos à espera do Ministério do Ambiente, ARHs do Alentejo e do Algarve.

3 - Pesca à quarta-feira

Abolir a proibição de pescar à quarta-feira, ou seguindo a lógica das praias concessionadas, permitir pescar todos os dias entre os meses de Outubro e Junho, fora da época balnear.

O Ministério do Ambiente continua a dizer que a proibição da pesca à quarta-feira é para manter. As razões evocadas são, a diminuição da carga de pesca e também a possibilidade de pessoas que não são pescadores usufruírem da linha de costa sem canas, linhas e sardinhas.

Quanto à primeira, não se entende, carga de pesca? Mas os senhores acham mesmo que um pescador lúdico cada vez que vai à pesca apanha 7,5 kg + 1 exemplar? Isso é só às vezes ou alguns. Quantas pessoas vão à pesca à quarta-feira? Carga de pesca?! São as ilegalidades praticadas aqui no Parque e zona circundante, e ainda as toneladas pescadas por oportunismo, que depois acabam a 3 ou 4€/kg de sargo, na lota. Isto não é a lei da oferta e da procura, a produtividade, é a má gestão dos recursos.

Quanto à segunda, medidas destas nada contribuem para a protecção da natureza, com respeito mútuo, o território é suficientemente grande para receber várias actividades em simultâneo. Integrar sim, segregar não.

As causas Naturais e Profissionais e outras são suficientes. Proibir sem nexo é contra producente.

4 - Como se pode apanhar

Qual a definição de faca de mariscar? Qual a largura máxima da peça de corte? E o comprimento, é indiferente?

A lei em vigor ao não especificar as dimensões e características, apresenta-se-nos pouco objectiva. Será que se pode utilizar a «faca de mariscar» tradicional (arrelhada)?

Utensílio para apanha de percebes – estabelecer as dimensões, mas deixar cada um usar a sua «faca de mariscar», mandada fazer à sua maneira. Comprimento total? Entre 40 cm e 80cm, de forma a permitir a apanha sem magoar as mãos e braços. Largura da peça metálica de corte? Entre 1 cm e 2 cm.

O que se entende por meio de captura não selectivo? Em particular, quais a razões que levaram a classificar o gancho como utensílio não selectivo?

No caso do gancho, queremos dizer que tradicionalmente, o gancho, no litoral alentejano é utilizado para a captura do polvo e para içar algum peixe de maior porte aquando da pesca à cana.

No site da DGPA, em perguntas e respostas frequentes para a pesca lúdica, pode ver-se que é permitido uma linha de mão (com fio muito grosso) com três anzóis para a captura de polvo, porque razão não se pode usar um só anzol preso na ponta de uma cana, cortada no cimo da falésia, antes de ir fazer a maré? Respeitando o máximo de 7,5 kg por maré e os 750g por exemplar.

O Ministério do Ambiente vai verificar e depois diz qualquer coisa.

5 – Quanto se pode apanhar

Na portaria 144/2009, artigo 11°, alínea 3, pergunta-se:

Porque razão o limite máximo de 30 kg não foi adoptado no caso de 3 ou mais praticantes embarcados?

Com a legislação actual:

O maior exemplar é considerado por embarcação ou praticante?

Podemos pescar 25 kg como máximo, excluindo o maior exemplar por praticante, sendo o número máximo de exemplares a contabilizar para o efeito, igual a 3, no caso de 3 ou mais pescadores a bordo?

Quanto aos 25 kg e não 30 kg, a responsabilidade é do Ministério da Pesca.

Confirma-se 1 exemplar por praticante.

6 – Coimas

Notificar o pescador lúdico, quando este não apresentar a licença no acto de fiscalização embora a tenha adquirido e portanto poderá apresenta-la às autoridades posteriormente. Caso se verifique que a licença tem data anterior à fiscalização o pescador não deve ser penalizado, ou quanto muito pagar uma multa simbólica de 1€.

O Ministério do Ambiente está de acordo, embora este aspecto esteja relacionado com o Decreto-lei 246/2000.A rever oportunamente, disseram-nos. Depende de mais alguns Ministérios.

7 – Certificação dos Percebes

Os apanhadores profissionais devem comercializar os percebes embalados com rótulo e selo PNSACV. Rastreabilidade é obrigatório (Regulamento CE Nº 178/2002). Local de embalagem: Lotas e/ou empresas certificadas pelo PNSACV. Este seria um passo importante para valorizar e preservar, ao criar mecanismos que ajudam a combater a apanha e comércio ilegal de «percebes».

A ASAE e o Ministério da Pesca têm autoridade nestas matérias, o Ministério do Ambiente não sabe bem... A Associação de Mariscadores da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano, com certeza agradece um pouco de organização e valorização do Percebe, e certamente que está interessada em participar na tão badalada co-gestão dos recursos.

8 – Pesca apeada com cana, como actividade profissional

Em reunião com o Sr. Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, ficou acordado que se iria trabalhar no sentido de criar condições para que se reconheça o pescador da cana, permitindo a comercialização de pescado capturado na pesca apeada com cana, a quem sempre viveu desta actividade e aos pescadores matriculados nos portinhos de pesca, estes últimos já profissionais na pesca embarcada.

Quais as possibilidades legais para reconhecer como actividade profissional esta prática secular?

Parece que o Ministério do Ambiente e as autarquias já falaram sobre este assunto, portanto temos que esperar até às próximas eleições para saber mais qualquer coisa.

9 - Quem pode apanhar

Quais os resultados e conclusões das medidas excepcionais que atribuíram a exclusividade aos residentes do PNSACV, no que respeita à apanha de marisco e percebes em particular?

Relativamente a esta questão de atribuir aos cidadãos residentes a exclusividade da apanha e proibir os não residentes, sabendo que o território em questão tem regras próprias, gostaríamos de saber se continua a fazer sentido, à luz das conclusões retiradas após 1 ano da entrada em vigor das portarias que regulamentam a pesca lúdica.

A separação entre pesca e apanha de marisco enquanto actividades lúdicas, como se pode apreciar no poster, simplifica e contribui para a objectividade que se pretende com a lei. Abrindo caminho para que se estude os aspectos quantitativos e qualitativos da actividade lúdica, tanto o número de praticantes como os efeitos e efectivos por espécie alvo, na pesca e na apanha. Para se concluir quanto ao estado dos recursos marinhos é fundamental fazer o acompanhamento da actividade profissional, a par da lúdica e dos outros factores que têm influência no habitat marinho.

Fica como está. Segundo o Ministério do Ambiente esta regra está a influenciar positivamente os recursos naturais costeiros.

10 - Tamanhos mínimos

Para lúdicos e profissionais, algumas espécies devem ser revistas e aumentando esse valor (ex. sargo e dourada).

O Ministério do Ambiente não podia estar mais de acordo, mas…O Ministério da Pesca não está para aí virado, os pescadores profissionais também não devem estar…e quem manda nisso é Bruxelas, portanto caladinhos.

11 – Áreas de interdição

Os pescadores e apanhadores de marisco profissionais também respeitam as áreas de interdição?

Caso isso não se verifique, qual o fundamento desta restrição para os lúdicos?

Áreas de interdição; a respeitar por todos, acompanhar evolução; zonas tampão: rotativas ou permanentes?

Por outro lado, pede-se para avaliar a possibilidade de pescar no molhe de Sagres, abrindo uma excepção dentro da zona de interdição, mas permitindo que crianças, idosos, deficientes ou outros possam desfrutar do prazer da pesca num local seguro e de fácil acesso.

Discussão do POPNSACV, sede própria. O Ministério do Ambiente está de acordo com a prática da pesca lúdica no molhe de Sagres. Vamos ver para quando.

12 - Acções de Sensibilização

Envolvendo lúdicos, profissionais, comerciantes e consumidores.

Discussão do POPNSACV, sede própria.

13 - Fiscalização eficaz

Comércio ilegal, quem vende e quem compra; pescador e apanhador lúdico e profissional

Discussão do POPNSACV, sede própria.

14 – Monitorização

Qualidade da água, efectivos por espécie, nº de praticantes, qualidade do pescado e marisco – saúde pública, etc.

Discussão do POPNSACV, sede própria.

15 – Verificação

Efeitos das regras aplicadas. Resultados e conclusões. Divulgação.

Discussão do POPNSACV, sede própria.

CONCLUSÃO:

- O próximo passo é reunir com o Ministério da Pesca.

- O Ministério do Ambiente disponibilizou-se a estar presente numa reunião com o Ministério da Pesca, no sentido de resolver algumas das questões pendentes. Para evitar que as questões sejam empurradas de uns para os outros como é costume.

- Estar presente na discussão do POPNSACV

NOTA: Aqui no Parque já há uma Agricultura do maotdr e outra do madrp, nada de novo. O mesmo território, a mesma anarquia democrática.

Com os melhores cumprimentos,


MOVPNSACV

Fonte: Oceanus Atlanticus

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Revista O Pescador - Edição de Março já nas Bancas

Esta edição em detalhe…



A ABRIR

Pág. 6 Reportagens, Entrevista e Notícias

A ‘nova Nauticampo’, uma exposição da Amorim & Dias e muito mais

Pág. 20 Especial: Como Se Tornar (Ainda) Melhor Pescador

Uma espectacular série de Miguel Leote com dicas úteis para qualquer pescador



Esta edição com a presença do OCEANO IBÉRICO - http://www.oceanoiberico.com/

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Á procura do melhor troféu...







Á procura do melhor troféu....

Companheiros de faina:

Miguel Soares
Rodrigo Zacarias
e
Márcio Romão

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Onde está o OCEANO IBÉRICO ???


O presente passatempo visa dar a conhecer os locais por onde passa o nosso símbolo.
Nas suas férias, fins-de-semana e momentos de lazer esteja sempre acompanhado do nosso logótipo. Vamos dar a conhecer por onde poderá passar o OI.
Envie uma foto onde esteja presente o logo do OI. Seja criativo e ganhe prémios.


REGULAMENTO DO PASSATEMPO OCEANO IBÉRICO



1.- São admitidas imagens em formato digital sobre o tema, "Onde está marca do Oceano Ibérico ?

2.- O tema poderá ser apresentado com imagens recolhidas em qualquer local exterior, em qualquer hora, de dia ou de noite, não sendo permitidas fotos concebidas em interiores.

3.- Qualquer imagem a concurso deverá contemplar o logótipo do Oceano Ibérico, logo que respeitadas as suas formas e cores originais.

4. - Podendo ser admitidas fotos a preto e branco, consideram-se válidas as imagens que nesta técnica contenham o logótipo do Oceano Ibérico em preto e branco.

5.- Não são admitidas fotos ou imagens, com montagens produzidas por processos informáticos.

6.- Os prémios a atribuir são estimados como peças surpresa e só após a reunião do júri são divulgados.

7.- O júri do concurso é constituído por elementos do Staff do Oceano Ibérico, não sendo permitida a discussão em fórum sobre a sua decisão.

8.- A entrega das peças a concurso deverá estar identificada com o nome do autor ou autores, bem como a data em que foi realizada.

9.- A data limite para entrega das imagens é 30 de Setembro de 2010.

10 - Todas as fotos colocadas a concurso são da exclusiva propriedade do seus autores.

11- O Oceano Ibérico reserva o direito de utilizar qualquer foto colocada a concurso, no âmbito restrito onde se insere cada foto, quer seja ou não premiada.

12- Para além da temática interna e do descrito neste regulamento, a utilização de qualquer foto, só poderá ser efectuada após autorização do seu autor, através de Mensagem Privada.



13 - Prémios

1º - Carreto de Spinning (Valor de Mercado: 120 Euros)
2º - Saco/Mochila para o Spinning
3º - Amostras Dansel e Kawaguchi


Patrocinadores Oficiais:
Lojas Maresia
Amigos do Mar
Pescavicentina.net
Capesca
Pesca & Companhia
Passatempo/Concurso em www.oceanoiberico.com

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Diário de um fim-de-semana de Spinning

Olá companheiros da faina,

Sabado, dia 30 de Janeiro de 2010.
Este fim-de-semana, com o mar a premitir uma saida para umas pescas, eu e mais 2 amigos (Miguel e Pedro Cortes), lá fomos á faina.

Escolhido o pesqueiro ainda de madrugada, e chegados ao local, o Miguel e o Pedro, começaram logo a fazer uns lançamentos....Já com o Miguel e o Pedro a pescar, e eu como sempre o mais atrasado (escolher a melhor amostra) lá me aproximei deles, e ao meu 1º lançamento, ferro logo um peixinho que veio logo para o famoso saco azul.


A partir de ai, ainda ferrei mais 2 peixes, mas a caminho, la se foram, para outras bandas, ou então, para as amostras do Pedro e do Miguel, que ferraram 2 bons peixes ( 3KG e 4KG)

Pedro Cortes

Miguel Soares

Domingo, dia 31 de Janeiro de 2010.
Mais uma jornada de Spinning, com que deu novamente frutos, na companhia, do TEAM RATO DO MAR (Rodrigo, Pedro e Miguel)

Despertador novamente para as 6 da matina, e com os supeitos do costume....

Desta vez, com a maré vazia, uns minutos mais tarde, o peixe não cooperou logo de imediato....tivemos de esperar mais uma hora e já no final vazante, ferro um bom peixe com a WESTLAB a amarelinha (lembram-se) que por "burrice" minha, não lhe mudei as fateixas de origem, e fez que o mesmo se desferra-se já quase aos meus pés, recebendo de brinde, a amostra, mas com as fateixas TODAS ABERTAS.

Mudei de amostra e entretanto o Pedro, ferra um bom peixe, com a amostra apelidada pelo TEAM de "sempre"....o Pedro ainda apanhou mais um Kileiro.




Mudados de pesqueiro, faço a melhor captura do dia, com um labrax de 2,700KG, mais uma vez, com a WESTLAB, desta vez a preta, em que o faminto animal, a engoliu toda, não ficando nem a palheta da amostra de fora.



Rodrigo Zacarias By "Oceano Ibérico"

domingo, 24 de janeiro de 2010

Robalos no Mira


Este sabado na companhia do Miguel Soares e do mais recente membro do Oceano Ibérico, Márcio Romão, que a partir desse dia, se tornou, já da lista longa, mais um viciado no Spinning, fomos até Vila Nova de Milfontes.

Enquanto o Miguel, dava as dicas, ao Márcio, iniciador desta modalidade, eu fui até à margem, fazer uns lançamentos e testar algumas amostras.

Lançamento para aqui, lançamento para ali, e já com o sol a perder de vista, surge um bom toque na cana, e vai de ouvir o Saragosa a cantar ligeiramente, com a matadora, para já de 2010, a WESTLAB Macua 140....

Minutos depois.....sai este robalo com 1,100Kg



Material utilizado:

Cana: Shimano Fireblood 3,00 mts 20-50
Carreto: Shimano Saragosa 4000
Linha: Power Pro 0,19 mm
Amostra: Westlab Macua 140

Até ao proximo fim-de-semana, com mais capturas, espero eu....

Rodrigo Zacarias

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Defeso....

Começou o "defeso"....

Começou o dito defeso aos sargos e safias na costa alentejana e vicentina, 2 meses dizem eles para salvaguardar a espécie e fomentar o seu desenvolvimento sustentado..
aqui começa a questão que tem 2 ou 3 pontos fracos que a tornam na piada do anos e provam a ignorância e a falta de capacidade do poder central em lidar com populações e culturas.
A região do parque natural é uma região pobre, não há fábricas, os maiores empregadores são os bombeiros, as autarquias.
no concelho de Odemira temos ainda uns vastos milhares de hectares de agricultura intensiva que promove trabalho a portugueses e estrangeiros, a sul de Odemira é o caos, nada!
o sector da construção civil está de rastos e a sazonalidade dos trabalhos ligados com o turismo lançam todos os anos milhares de pessoas para o desemprego...Mas o povo já está acostumado a isso, no verão trabalha-se nos tascos e industria hoteleira, de inverno fazia-se de tudo um pouco para poder sobreviver...Estes dados não contam para o índice de produtividade nacional, mas conta para o bem estar e a sobrevivência das famílias.
quase todos estão ligados á agricultura, quer seja por pais ou avós, então temos assim uma larga franja da população que durante a época baixa se dedica á apanha do medronho, aos cogumelos, á agricultura (batata doce essencialmente) e ao mar..
esta ligação com o mar não é de agora, é sim de sempre! Fazer a maré, apanhar uns sargos, matar a fome...
Quando apareceu esta medida repressiva o ano passado todos se revoltaram, fizemos história e ajudamos a alterar a lei... mas ainda não é suficiente..
quando só podemos pescar 6 dias por semana, trazer somente 7,5 kilos de pescado, quando pagamos licença de pesca igual á do resto do país, quando somos proibidos de capturar 3 ou 4 sargos e por outro lado vemos os RAPAS de sagres a fazer fainas de toneladas, vemos os pescadores em geral a capturar ás centenas de kilos .... não compreendemos o espírito desse defeso??!!
Falo como pescador, cidadão e lojista, estou indignado..!
Por mais que nos esforcemos temos sempre que cumprir as nossas obrigações...
uma loja de pesca não é um mar de rosas, é um negócio de carolice, porque o indivíduo que está a trás do balcão é sempre o mais mamado e apanhado da pesca de todos...
imaginem só agora, o movimento que pode fazer com que se continue a sonhar, vai-se por 2 meses...
ninguém vive só de vender amostras, os iscos, o chumbo, sedas e toda a panóplia fazem o bolo que é necessário para continuar.
Quando foi tomada esta decisão, os senhores do governo esqueceram-se que havia gente que vivia da pesca, quer pescadores lúdicos que vão á pesca para fazer uns cobres ou por e simplesmente para comer, quer entidades ligadas ao ramo hoteleiro que todos os fins de semana recebiam turistas que aqui vinham na época baixa para pescar, e finalmente esqueceram-se dos lojistas ligados ao ramo do material de pesca.
No caso dos lojistas, podem-se referenciar uns quantos que durante este tempo são descriminados em relação ao resto do país, pois as contribuições de impostos não param, a segurança social e as contas acumulam-se..
Ninguém pensou em medidas compensatórias para que estes fizessem face á norma instituídas fosse com outro ramo qualquer era o carmo e a trindade, mas os tipos da pesca são tipos soft, de nada precisam...
O ano passado tenho conhecimento que pelo menos 2 lojas fecharam, este ano a ver vamos...
Ao todo são muitas as lojas afectadas, postos de trabalho postos em causa e rendimentos negativos a acumular-se,
Sines-4 lojas, porto covo--1, milfontes-3, cercal-2,almograve -1,azenha do mar -1, são teotóneo-2, odemira-1,odeceixe -1, rogil-1,vila do bispo-1, sagres-2, lagos-3, portimão-3, lagoa-2, carvoeiro-1.
A estes colegas desejo que superem as dificuldades e que se aguentem, melhores dias virão..
por isso é exigido um defeso para todos, por um espaço de tempo mais curto, sem demagogias e apartardes, é necessário justiça!!


FONTE: texto escrito e ilustrado pelo amigo Quim da loja Pescavicentina.net

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Á 2ª pesca de 2010 o 1º Labrax do Ano


No passado sábado, dia 9 de janeiro de 2010, na companhia do Pedro Cortes, Miguel Soares e Luis Gonçalves, fui fazer a minha segunda jornada de spinning deste novo ano.

Chegados ao 1º pesqueiro, o mar encontrava-se com uma vaga forte e com força de fundo, não nos deixando pescar muitas horas. Decidimos então mudar de local, mais para norte, e procurar uma baia, onde o mar não fosse tão forte.

Levava comigo as minhas novas aquisições WESTLAB/Macua 140 da Barros, que prometiam a curto prazo capturas, dadas as suas belas cores. Ao 3/4 lançamento começo a ouvir o Saragosa 4000 a cantar e grandes investidas por parte do meu adversário, que passados alguns minutos e a ajuda precisa do Pedro Cortes, saiu este belo "labrax", que acusou na balança 3,140 KG.

Material Utilizado:

Cana: Shimano Fireblood 3.00 mts 20/50

Carreto: Shimano Saragosa 4000

Linha: Power Pro 0,19 mm

Amostra: WESTLAB Macua 140 - Barros

Rodrigo Zacarias

domingo, 13 de dezembro de 2009

Bom Natal e um Óptimo 2010


O Blog Pesca na Espuma, deseja a todos os seus membros e leitores, um santo Natal e um óptimo 2010.

Rodrigo Zacarias By "Oceano Ibérico"

domingo, 29 de novembro de 2009

Bonita Captura - Labrax de 4,00Kg


Este sabádo na companhia do Miguel (rato do mar) lá fomos fazer uns lances, pois, á mais de 1 mês que não colocava umas amostras dentro de água. Eu com um feeling do "caraças" e o Miguel nem à pesca lhe apetecia ir, lá descemos ao pesqueiro escolhido.

Ao montar as coisas, porque não levava nada preparado, o Miguel começou logo por fazer uma superificie para uns "espumeiros"... passados alguns minutos vejo o Miguel com a cana toda vergada e a me pedir auxilio, pois tratava-se de um belo Robalo....após alguns minutas de lutas, eis que surge à superficie este belo exemplar que acusou na balança 4,00KG.
Parabens amigo Miguel...a sorte está do teu lado

Rodrigo Zacarias by "Oceano Ibérico"

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Fórum Oceano Ibérico


O Fórum OCEANO IBÉRICO foi criado com o objetivo de melhorar o nosso canal de comunicação virtual, incentivando e promovendo a pesca em geral.
Para atender a este objetivo é necessário que todos participem de forma construtiva e que não prejudique os demais ou usuários ou outras pessoas.
Cabem algumas regras básicas para a organização e boa convivência no fórum.
Qualquer mensagem que viole uma ou mais destas regras pode ser editada, movida, ou mesmo apagada sem aviso por um dos nossos Administradores/Moderadores, além de sujeitar o usuário a suspensão e, em casos extremos, banim ento.
Durante o período de suspensão, o usuário fica proibido de criar um novo login, sendo que, desacatando esta norma, o período de suspensão será acrescido em mais 7 dias. Se houver insistência na criação de novos logins, o usuário poderá ser banido do fórum.



É OBRIGATÓRIO que no registo inicial, o usuário coloque o seu nome verdadeiro (Nome e Apelido) com a sua respectiva foto pessoal.
1- O fórum é aberto a todos, isto significa que também é acessado por crianças. Por isso, não é permitido:
a- Postar qualquer tipo de material pornográfico, incluindo textos ou imagens com caráter sexual ou ofensas verbais;
b- Palavras de baixo cal? ?o, chulas e/ou ofensivas;
c- Links para sites pornográficos e/ou proibidos para menores de 18 anos;
d- Posts em tópicos ou MP's que incitem a discriminação regional, racial, religiosa ou partidária, seja contra os homossexuais, mulheres, negros ou qualquer outro grupo étnico ou minoria;
Não é permitido também qualquer material que ensine ou incite a cometer atos ilegais ou danosos.
2- Não poste mensagens com palavras em maiúsculas no título, tampouco nas mensagens, isto é extremamente desagradável, equivale a GRITAR. Também será proibida a inclusão de caracteres especiais no título. Além de ser desagradável de ler, é injusto, pois faz com que sua mensagem tenha mais destaque que as demais. Pelo mesmo motivo, não será permitido utilizar letras maiores que as normais ou uso de negrito e cores de forma a destacar o texto.
3- Use sempre um título que dê uma idéia do conteúdo da mensagem e que seja o mais objetivo possível. Com isto, você conseguirá atrair um número maior de pessoas interessadas no tema. A utilização de títulos como "Só para os feras" , "Esta é só pra quem sabe" estão proibidas, pois subentende-se que há discriminação, além do fato de que este tópico só possa ser respondido por quem realmente saiba.
4- Jamais poste mensagens com títulos como: "ME AJUDE!!!", "PELO AMOR DE DEUS, ESTOU DESESPERADO!!!", "SOCORRO!", "HELP!", ou qualquer coisa similar. Além de ser ridículo, isto fará com que a sua mensagem tenha menos visualizações, pois provavelmente os outros participantes já estarão fartos de ver títulos como este. Além disso, qualquer um dos moderadores terá poderes para deletar ou alterar o título da sua mensagem para outro que seja mais esclarecedor.
5- Evite entrar em discussões sem sentido, e jamais poste mensagens c om ofensas pessoais.
5a - O participante deve evitar se comportar como um Moderador do Fórum, devendo limitar suas respostas às dúvidas postadas. Caso encontre alguma mensagem fora das regras, utilize a Mensagem Privada para reportar à qualquer Administrador/Moderador do fórum sobre o fato.
6- Não serão aceites assuntos referentes à política, futebol, religião e outros que nada tenham a ver com a Pesca em geral. Isto foge ao objetivo do fórum e atrai discussões sem fim.

7- Ao postar uma pergunta, seja educado e tente incluir todos os detalhes que possam ser úteis para quem se dispuser a ajudá-lo com o problema. Lembre-se que os outros participantes do fórum não o freqüentam apenas para responder suas perguntas, mas também para aprender. Além de postar perguntas, tente sempre contribuir com algo.
8- Evite postar mensagens muito longas, que se tornem cansativas para quem lê. Tente usar o bom senso para incluir todas as informações necessárias sem ser chato. Evite também postar imagens muito grandes ou muito pesadas, que atrapalhem o layout ou atrasem a carga das páginas.
9- Poste sempre as mensagens nas salas corretas. Mensagens postadas nas salas inadequadas poderão ser movidas sem aviso por um dos moderadores. Não é permitido postar mensagens duplicadas na mesma área ou em áreas diferentes.
10- Qualquer tipo de anúncio ou proposta de compra deve ser postado apenas no fórum “Classificados”.

11- Mensagens de spam serão deletadas sem aviso e encaminhadas ao provedor de acesso do emissor. O usuário que for enquadrado nesta situação será banido automaticamente.
12- Não será permitido exigir respostas a perguntas já feitas, ou seja, após fazer uma pergunta, acrescentar novas mensagens como "ninguém vai responder", "preciso de ajuda, respondam por favor" e outras deste tipo. Regras para Classificados Só poderão ser anunciados, ou negociados, para venda ou troca, produtos ligados á Pesca em Geral e/ou Embarcações.
13- Para que a secção de classificados não fique com anúncios antigos ocupando espaço mesmo após negociados os produtos, as mensagens nos classificados serão excluídas através de MP.

14- A denominação e aplicação de punições será f eita pela Administração do fórum. a) Se houver insistência, as penas serão: - Suspensão - Banimento definitivo
15- Fórum não é ICQ nem MSN, as mensagens permanecem muito tempo após terem sido escritas. Apesar de não ser feito um controle rigoroso sobre o respeito ao idioma, não serão permitidas gírias de MSN como AKI, NAUM, INTAUM, POKO e outras que atrapalhem o entendimento. Se você tem uma dúvida e gostaria que fosse respondida, escreva de forma inteligível por todos. Da mesma forma, procure não abusar ou ignorar pontuações e quebras de linha ou outras práticas que atrapalhem o entendimento.
16- O usuário poderá ser banido do fórum a qualquer momento, através de votação interna da moderação, quando a equipe ou usuários julgarem que sua conduta não é condizente com o perfil desejado, ou muitas das regras existentes forem infringidas.
17- Estas regras são sujeitas a alterações caso se torne necessári o. Neste caso comunicaremos estas alterações no painel de Administração/Moderação.
Estas regras foram extraídas e compiladas de diversos outros Fóruns e adaptadas às necessidades do Fórum OCEANO IBÉRICO.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Merchandising Oceano Ibérico - Encomende Já!!












Tabela de Preços:


Pack (T-Shirt + Boné): 17 Euros


T-Shirt Individual: 14 Euros


Boné Individual: 7 Euros


Cores Diposniveis apenas nas T-Shirts:



  1. Branca;

  2. Azul Oceano Ibérico;

  3. Preta;

  4. Azul Marinho;

Visite já o Fórum Oceano Ibérico em http://www.oceanoiberico.com/ e faça a sua encomenda.


Rodrigo Zacarias