quarta-feira, 17 de junho de 2009

sábado, 13 de junho de 2009

Garcias: Labrax de 3,500 Kg




Fundo: Misto
Maré: Baixa-mar
Peso: 3,500 Kg
Técnica: Pesca ao Fundo
Linha: 0,45 mm
Cana de Surfcasting

Parabens ao pescador

Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Feriado....dá Pescaria aos Robalo (s)







Boas companheiros,


Após algumas saidas à pesca sem sucesso de capturas, hoje na companhia do Miguel (Rato do Mar) lá safei a grade com este labrax de 40cm que acusou na balança 800g. O Oceano continua com muitas algas e limo, o que prejudica muito o trabalhar das amostras.
Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Encontro / Convívio em Águas Interiores - Barragem de Magos

Tenho o prazer de anunciar, agora definitivamente, que terá lugar na barragem de Salvaterra de Magos, no proximo dia 4 de Julho de 2009, um encontro/convívio de pesca em águas interiores.

O objectivo é juntar um grupo de amigos para pescar, conviver e “pic-nicar” Wink e serve para os maçaricos, como eu, que não precebem nada de “água doce”, aprendam com os “pros”.
As tecnicas de pesca e espécies alvo, ficam ao critério de cada um. Encorajamos no entanto a practica do “cath & release”.

Cada um deverá levar, para alem da boa disposição, comida para si próprio e mais alguma coisa para partilhar.

O material de pesca é opcional, o que interessa é o convívio e o petisco!

Peço a todos os interessados que respondam a este tópico deixando os vossos nomes e indiquem se levam mais alguem.

Peço também que indiquem o que estão a pensar levar para o “pic-nic” para não corrermos o risco de haver muita gente a levar a mesma coisa e faltarem outras, senão, por exemplo, pode acontecer toda a gente levar febras ou entremeadas e faltar o pão ou o carvão para as assar.

Eu como já prometi anteriormente, vou levar uma caixa de sardinhas e uma geleira com cervejas (e mais alguma coisa, logo se vê).

PROGRAMA:
Acho que não seria necessário eleborar um programa, pois trata-se apenas de um convívio informal de amigos.
Proponho no entanto que nos encontremos no local por volta das 8:00 - 8:30 para podermos aproveitar o dia. sunny

Mais informações em: http://www.oceanoiberico.forumeiros.com/

Rodrigo Zacarias

segunda-feira, 1 de junho de 2009

O Pescador



Caros amigos, a edição de Junho da revista de pesca portuguesa, já está nas bancas:

  • Artigos praticos em pesca embarcada, de costa e em aguas interiores;
  • secções de informação: noticias e reportagens;
  • rubricas de humor, passatempos e muito mais;

Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

1º Convivio Oceano Ibérico - Zambujeira do Mar



Em breve mais noticias, sobre o 1º Encontro do Fórum Oceano Ibérico.

Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"

domingo, 24 de maio de 2009

Abertura ao Achigã


Foi no passado fim-de-semana, que eu, mais 4 amigos ( Miguel, Pedro Cortes, Dr. Jacinto Camacho e o André) fomos fazer a abertura da época ao Achigã, numa barragem perto de si....

O resultado dessa pescaria, foram cerca de 5 peixes que deveriam rondar perto do 4 Kg. Todos eles foram devolvidos ao seu habitat natural.

Todos eles, foram capturados com amostras de superficie, sendo que o exemplar da foto, foi com a Sammy 115 da Luck Craft.

Técnica: Spinning
Multifilamento: Power Pro 0,19 mm
Cana: Geologic 2,70mts
Carreto: Shimano Navi 4000
Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Lanchas Voadoras...

Por uma passagem por Sines, retirei algumas fotos, de 2 lanchas "voadoras", que são utilizadas no tráfico, apreendidas pela PM, resultante das fiscalizações na Costa Vicentina.







Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"

segunda-feira, 18 de maio de 2009

O Pescador

A edição de Maio da revista da pesca portuguesa já está à venda!

Nesta edição:

■ Saiba tudo sobre a nova Associação da pesca lúdica portuguesa — entrevista exclusiva com João Borges!
■ Materiais: linhas de pesca de mar, carretos de bóia, zagaias, spinnerbaits…
■ Veja como ganhar um conjunto Yamaha no valor de 3200 €!
■ Especial Espécies ‘Exóticas’: saiba os quês e os porquês da erradicação

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Fórum Oceano Ibérico


Forum Oceano Ibérico

Forum recentemente criado, para partilhar, os relatos das pescarias dos seus membros de todas as técnica de pesca. Este forum visa contribuir com todos aqueles que desejam partilhar as suas histórias e pescarias.

Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Férias......Dá pescaria.....





Fundo: Misto ´
Maré: Baixa-mar
Peso: 1,800 Kg e 900g
Técnica: Spinning
Multifilamento: Power Pro 0,19 mm
Cana: Shimano Lesath 3mts
Carreto: Shimano Saragoça 4000

Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Alterações à Lei da Pesca

Foram publicadas e já estão em vigor as alterações ás leis 143/2009 e 144/2009.Entre as alterações sobressai a permissão do uso de engodo na pesca apeada a nível nacional.

Mas como dão com uma mão e tiram com outra......deixou de ser possível a pesca nos dias feriados no parque natural do sudoeste Alentejano.Para ver todo o documento ou fazer o download clique aqui.

Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"

domingo, 19 de abril de 2009

LUTO



Descansa em Paz Amigo Luís Vicêncio




A vida traz nos momentos tristes como este, quem o conheceu como eu, que tive o prazer e honra de partilhar bons momentos, sabe o empenho e dedicação que dedicou à divulgação da pesca com artificiais em Portugal.



Obrigado por tudo Luís Vicêncio




segunda-feira, 6 de abril de 2009

ANPLED - Associação Nacional de Pescadores Lúdicos e Desportivos



"A ANPLED tem por objecto social, o desenvolvimento e divulgação da pesca lúdica e desportiva a defesa dos seus praticantes á sua prática, nas melhores e mais justas condições, a defesa e preservação dos recursos marinhos, do espaço marítimo, da orla costeira, das albufeiras e dos cursos de água em Portugal."

terça-feira, 31 de março de 2009

É por estas e por outras....

NOTA DE IMPRENSA

AUMENTO DA PESCA EM 2008 JÁ REDUZIU DÉFICE DA BALANÇA
COMERCIAL EM 56 MILHÕES DE EUROS

Os desembarques da frota nacional em 2008 foram 8,6% superiores aos verificados no ano anterior nas lotas do Continente, segundo dados agora revelados pela Direcção-Geral de Pescas e Aquicultura.
Observando os dados do último Boletim DataPescas, o aumento da pesca em Portugal foi decisivo para um abate da ordem dos 56 milhões de euros no desequilíbrio verificado entre as importações e exportações, só entre Janeiro e Outubro, face ao período homólogo de 2007.

Os dados agora publicados apontam assim para o incremento persistente da produção de pesca, que, em 2008 (incluindo Açores e Madeira), se traduziu num aumento de 4,7%, face ao ano anterior.

Acresce, contudo, salientar que, associando o volume de pescado descarregado em portos nacionais com uma avaliação provisória de capturas em pesqueiros externos na ordem das 110 mil toneladas, as estimativas são de uma produção global da pesca de 286 mil toneladas, isto é, um crescimento aproximado de 13%, relativamente a 2007.

Desta forma, assistiu-se até Outubro, a uma redução do desequilíbrio da balança comercial dos produtos da pesca, quer em quantidade (-10,2%), quer em valor (-7,4%).

Entre as espécies descarregadas em portos nacionais, em 2008, o polvo foi que teve maior aumento (57,4%), seguindo-se-lhe o berbigão (+29,1%), a faneca (+17,3%), a cavala (+15,2%) e a sardinha (+10,1%).

Verifica-se também que os portos com maiores volumes de pescado descarregado são os que têm taxas de crescimento mais significativas, casos de Aveiro (+36,3%), Sesimbra (+24,4%) e Matosinhos (+20,7%).

Lisboa, 27 de Fevereiro de 2009

domingo, 29 de março de 2009

Mergulhadores de Faro limpam fundos marinhos

No fim de semana de 21-22 de Abril, mergulhadores e amantes dos desportos aquáticos em todo o mundo, irão “agitar as águas”, em prol da conservação dos oceanos e dos recursos aquáticos. Os ecossistemas aquáticos continuam a enfrentar várias e alarmantes ameaças incluindo poluição, degradação dos habitats, pesca em excesso e os efeitos das alterações climáticas.Este ano, o Hidroespaço, Escola de Mergulho (www.hidroespaco.com) quis participar também neste evento, mas de forma activa. Deste modo propomos não um mas dois mergulhos pelo Planeta Terra, nos dias 21 e 22 de Abril (sábado e domingo, respectivamente, concentração e briefing às 9:00, junto ao Ginásio Clube Naval, Doca de Recreio de Faro). 

Todos os participantes dos mergulhos deste fim-de-semana terão uma missão específica: ajudar na remoção e limpeza de diversas artes de pesca perdidas na zona do recife natural conhecido como Pedra da Greta. Estas artes, constituídas principalmente por covos, uma vez perdidas e abandonadas, continuam a matar indiscriminadamente e a contribuir para a degradação dos nossos recifes naturais. Os primeiros prejudicados são os próprios pescadores, uma vez que estas artes ”fantasmas” não fazem mais que reduzir os recursos disponíveis nos pesqueiros locais. 

O Projecto AWARE (http://www.projectaware.org), em parceria com os organizadores e voluntários do Dia de Mergulho pela Terra, irá concentrar as atenções nas zonas costeiras, rios, lagos e ambientes marinhos que precisem de protecção. 

O Dia da Terra teve lugar pela primeira vez a 22 de Abril de 1970 nos Estados Unidos da América, procurando chamar a atenção a nível global para os problemas ambientais. No 30º aniversário, o Projecto AWARE começou a ajudar a organizar voluntários de mergulho de forma a colocar os assuntos relacionados com ambientos aquáticos no “mapa” do Dia da Terra. Desde então, em Abril, milhares de mergulhadores em mais de 115 países em todo o mundo, contribuem para ajudar a proteger os ambientes aquáticos e na educação ambiental das populações locais.

Fonte: Algarve Digital

Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"

segunda-feira, 23 de março de 2009

Continuação de Compras....Megabass







Zonk 120
Length: 120mm.
Weight: 20g.
Depth: 1~1.2meter



Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"

domingo, 22 de março de 2009