quarta-feira, 10 de junho de 2009
Feriado....dá Pescaria aos Robalo (s)
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Encontro / Convívio em Águas Interiores - Barragem de Magos
Tenho o prazer de anunciar, agora definitivamente, que terá lugar na barragem de Salvaterra de Magos, no proximo dia 4 de Julho de 2009, um encontro/convívio de pesca em águas interiores.O objectivo é juntar um grupo de amigos para pescar, conviver e “pic-nicar”
As tecnicas de pesca e espécies alvo, ficam ao critério de cada um. Encorajamos no entanto a practica do “cath & release”.
Cada um deverá levar, para alem da boa disposição, comida para si próprio e mais alguma coisa para partilhar.
O material de pesca é opcional, o que interessa é o convívio e o petisco!
Peço a todos os interessados que respondam a este tópico deixando os vossos nomes e indiquem se levam mais alguem.
Peço também que indiquem o que estão a pensar levar para o “pic-nic” para não corrermos o risco de haver muita gente a levar a mesma coisa e faltarem outras, senão, por exemplo, pode acontecer toda a gente levar febras ou entremeadas e faltar o pão ou o carvão para as assar.
Eu como já prometi anteriormente, vou levar uma caixa de sardinhas e uma geleira com cervejas (e mais alguma coisa, logo se vê).
PROGRAMA:
Acho que não seria necessário eleborar um programa, pois trata-se apenas de um convívio informal de amigos.
Proponho no entanto que nos encontremos no local por volta das 8:00 - 8:30 para podermos aproveitar o dia.
Mais informações em: http://www.oceanoiberico.forumeiros.com/
Rodrigo Zacarias
segunda-feira, 1 de junho de 2009
O Pescador
Caros amigos, a edição de Junho da revista de pesca portuguesa, já está nas bancas:
- Artigos praticos em pesca embarcada, de costa e em aguas interiores;
- secções de informação: noticias e reportagens;
- rubricas de humor, passatempos e muito mais;
Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic!
quarta-feira, 27 de maio de 2009
1º Convivio Oceano Ibérico - Zambujeira do Mar

Em breve mais noticias, sobre o 1º Encontro do Fórum Oceano Ibérico.
Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"
domingo, 24 de maio de 2009
Abertura ao Achigã

O resultado dessa pescaria, foram cerca de 5 peixes que deveriam rondar perto do 4 Kg. Todos eles foram devolvidos ao seu habitat natural.
Todos eles, foram capturados com amostras de superficie, sendo que o exemplar da foto, foi com a Sammy 115 da Luck Craft.
Técnica: Spinning
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Lanchas Voadoras...

segunda-feira, 18 de maio de 2009
O Pescador
Nesta edição:
■ Saiba tudo sobre a nova Associação da pesca lúdica portuguesa — entrevista exclusiva com João Borges!
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Fórum Oceano Ibérico

Forum recentemente criado, para partilhar, os relatos das pescarias dos seus membros de todas as técnica de pesca. Este forum visa contribuir com todos aqueles que desejam partilhar as suas histórias e pescarias.
Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"
segunda-feira, 11 de maio de 2009
segunda-feira, 4 de maio de 2009
Alterações à Lei da Pesca
Mas como dão com uma mão e tiram com outra......deixou de ser possível a pesca nos dias feriados no parque natural do sudoeste Alentejano.Para ver todo o documento ou fazer o download clique aqui.
Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"
domingo, 19 de abril de 2009
segunda-feira, 6 de abril de 2009
ANPLED - Associação Nacional de Pescadores Lúdicos e Desportivos

terça-feira, 31 de março de 2009
É por estas e por outras....
AUMENTO DA PESCA EM 2008 JÁ REDUZIU DÉFICE DA BALANÇA
COMERCIAL EM 56 MILHÕES DE EUROS
Os desembarques da frota nacional em 2008 foram 8,6% superiores aos verificados no ano anterior nas lotas do Continente, segundo dados agora revelados pela Direcção-Geral de Pescas e Aquicultura.
Observando os dados do último Boletim DataPescas, o aumento da pesca em Portugal foi decisivo para um abate da ordem dos 56 milhões de euros no desequilíbrio verificado entre as importações e exportações, só entre Janeiro e Outubro, face ao período homólogo de 2007.
Os dados agora publicados apontam assim para o incremento persistente da produção de pesca, que, em 2008 (incluindo Açores e Madeira), se traduziu num aumento de 4,7%, face ao ano anterior.
Acresce, contudo, salientar que, associando o volume de pescado descarregado em portos nacionais com uma avaliação provisória de capturas em pesqueiros externos na ordem das 110 mil toneladas, as estimativas são de uma produção global da pesca de 286 mil toneladas, isto é, um crescimento aproximado de 13%, relativamente a 2007.
Desta forma, assistiu-se até Outubro, a uma redução do desequilíbrio da balança comercial dos produtos da pesca, quer em quantidade (-10,2%), quer em valor (-7,4%).
Entre as espécies descarregadas em portos nacionais, em 2008, o polvo foi que teve maior aumento (57,4%), seguindo-se-lhe o berbigão (+29,1%), a faneca (+17,3%), a cavala (+15,2%) e a sardinha (+10,1%).
Verifica-se também que os portos com maiores volumes de pescado descarregado são os que têm taxas de crescimento mais significativas, casos de Aveiro (+36,3%), Sesimbra (+24,4%) e Matosinhos (+20,7%).
Lisboa, 27 de Fevereiro de 2009
domingo, 29 de março de 2009
Mergulhadores de Faro limpam fundos marinhos
terça-feira, 24 de março de 2009
Comissário de Bordo MC - Grande Malha...
Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"
segunda-feira, 23 de março de 2009
domingo, 22 de março de 2009
quarta-feira, 18 de março de 2009
Todo o cuidado é pouco...Os numeros falam por si mesmo
Fonte: SIC
Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"
domingo, 15 de março de 2009
Reportagem SIC - Manifestação em Odemira
Manifestação em Odemira dia 14 de Março, contra as novas Portarias.
Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"
Cerca de três mil pessoas protestaram em Odemira contra restrições
O protesto, promovido pela Comissão de Cidadãos do Sudoeste Vicentino, começou às 16:00, com uma concentração no cais daquela vila do distrito de Beja.
Os manifestantes, "cerca de três mil" e na sua maioria pescadores lúdicos, segundo dados da organização e da GNR, deslocaram-se depois a pé até junto do Parque Natural da Costa Vicentina, regressando posteriormente ao cais.
Durante a concentração, os manifestantes entoaram "palavras de ordem", como "Mar privado, não obrigado" e "Fora com as leis de morte", e subscreveram um abaixo-assinado, que vai ser enviado à Assembleia da República.
No documento, exige-se a "suspensão imediata" e a posterior "correcção dos pontos críticos" das portarias 143/2009 e 144/2009, publicadas em Diário da República a 05 de Fevereiro e que regulam e "restringem" a pesca lúdica, explicou à agência Lusa o porta-voz da comissão, Carlos Carvalho.
"Esta legislação está a provocar a morte lenta da pesca lúdica" e a "lesar o pequeno comércio que vive muito dos pescadores que se deslocam à costa para pescar", disse Carlos Carvalho, justificando o protesto de hoje com o objectivo de "chamar a atenção do Governo para a necessidade urgente de alertar as portarias".
Desde que a nova legislação entrou em vigor, "os pescadores lúdicos estão a ser perseguidos e constantemente multados", lamentou o porta-voz da comissão.
Um dos diplomas restringe a pesca lúdica a quatro dias por semana e em períodos de tempo limitados, impondo aos pescadores a prática da actividade entre quinta-feira e domingo e aos feriados, do nascer ao pôr-do-sol.
Além de limitar o período de pesca, obriga a uma época de defeso de espécies piscícolas, nomeadamente o sargo, entre 01 de Janeiro e 31 de Março, e do bodião, entre 01 de Março e 31 de Maio, bem como a interdição de zonas e a redução do peso máximo de pescado.
No entanto, estas limitações não abrangem os pescadores profissionais, que podem pescar em qualquer época do ano qualquer das espécies "proibidas" aos pescadores desportivos.
Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Odemira, António Camilo (PS), que participou hoje na manifestação, mostrou-se "expectante" e disse "acreditar" no "bom senso" e na "abertura" do Ministério do Ambiente para "alterar a legislação".
O autarca, que não aceita que a legislação "fique como está" e que os contributos dos movimentos entretanto criados e das autarquias "sejam ignorados", mostrou-se "confiante" numa "rectificação rápida" das portarias que "possa satisfazer todas as partes".
A entrada em vigor da nova lei gerou uma onda de protestos, que, além da manifestação de hoje em Odemira, já tinha motivado uma outra concentração de mais de três mil pescadores lúdicos, no passado dia 15 de Fevereiro, junto à Fortaleza de Sagres, também para exigir a revogação "imediata" das portarias.
No passado dia 25 de Fevereiro, numa reunião com os autarcas de Aljezur, Odemira e Vila do Bispo, o ministro do Ambiente, Nunes Correia, prometeu rectificar as portarias que restringem a actividade de pesca lúdica no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Fonte: RTP
Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"


.jpg)
.jpg)














