domingo, 29 de março de 2009
Mergulhadores de Faro limpam fundos marinhos
terça-feira, 24 de março de 2009
Comissário de Bordo MC - Grande Malha...
Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"
segunda-feira, 23 de março de 2009
domingo, 22 de março de 2009
quarta-feira, 18 de março de 2009
Todo o cuidado é pouco...Os numeros falam por si mesmo
Fonte: SIC
Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"
domingo, 15 de março de 2009
Reportagem SIC - Manifestação em Odemira
Manifestação em Odemira dia 14 de Março, contra as novas Portarias.
Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"
Cerca de três mil pessoas protestaram em Odemira contra restrições
O protesto, promovido pela Comissão de Cidadãos do Sudoeste Vicentino, começou às 16:00, com uma concentração no cais daquela vila do distrito de Beja.
Os manifestantes, "cerca de três mil" e na sua maioria pescadores lúdicos, segundo dados da organização e da GNR, deslocaram-se depois a pé até junto do Parque Natural da Costa Vicentina, regressando posteriormente ao cais.
Durante a concentração, os manifestantes entoaram "palavras de ordem", como "Mar privado, não obrigado" e "Fora com as leis de morte", e subscreveram um abaixo-assinado, que vai ser enviado à Assembleia da República.
No documento, exige-se a "suspensão imediata" e a posterior "correcção dos pontos críticos" das portarias 143/2009 e 144/2009, publicadas em Diário da República a 05 de Fevereiro e que regulam e "restringem" a pesca lúdica, explicou à agência Lusa o porta-voz da comissão, Carlos Carvalho.
"Esta legislação está a provocar a morte lenta da pesca lúdica" e a "lesar o pequeno comércio que vive muito dos pescadores que se deslocam à costa para pescar", disse Carlos Carvalho, justificando o protesto de hoje com o objectivo de "chamar a atenção do Governo para a necessidade urgente de alertar as portarias".
Desde que a nova legislação entrou em vigor, "os pescadores lúdicos estão a ser perseguidos e constantemente multados", lamentou o porta-voz da comissão.
Um dos diplomas restringe a pesca lúdica a quatro dias por semana e em períodos de tempo limitados, impondo aos pescadores a prática da actividade entre quinta-feira e domingo e aos feriados, do nascer ao pôr-do-sol.
Além de limitar o período de pesca, obriga a uma época de defeso de espécies piscícolas, nomeadamente o sargo, entre 01 de Janeiro e 31 de Março, e do bodião, entre 01 de Março e 31 de Maio, bem como a interdição de zonas e a redução do peso máximo de pescado.
No entanto, estas limitações não abrangem os pescadores profissionais, que podem pescar em qualquer época do ano qualquer das espécies "proibidas" aos pescadores desportivos.
Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Odemira, António Camilo (PS), que participou hoje na manifestação, mostrou-se "expectante" e disse "acreditar" no "bom senso" e na "abertura" do Ministério do Ambiente para "alterar a legislação".
O autarca, que não aceita que a legislação "fique como está" e que os contributos dos movimentos entretanto criados e das autarquias "sejam ignorados", mostrou-se "confiante" numa "rectificação rápida" das portarias que "possa satisfazer todas as partes".
A entrada em vigor da nova lei gerou uma onda de protestos, que, além da manifestação de hoje em Odemira, já tinha motivado uma outra concentração de mais de três mil pescadores lúdicos, no passado dia 15 de Fevereiro, junto à Fortaleza de Sagres, também para exigir a revogação "imediata" das portarias.
No passado dia 25 de Fevereiro, numa reunião com os autarcas de Aljezur, Odemira e Vila do Bispo, o ministro do Ambiente, Nunes Correia, prometeu rectificar as portarias que restringem a actividade de pesca lúdica no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Fonte: RTP
Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"
segunda-feira, 9 de março de 2009
Oceano Ibérico - Fórum
terça-feira, 3 de março de 2009
Manifestação em Odemira - Portarias nrs 143/2009 e 144/2009
Para mais informação sobre a manifestação, uma vez que o processo da referida manifestação a ser efectuada passará por a Comissão de Pescadores do SACV:
Porta voz da Comissão de Pescadores do SACV Carlos Carvalho: cccarvalho2@hotmail.com
Tel: 964959803
Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"
domingo, 1 de março de 2009
Xuxu´s Triple X
domingo, 22 de fevereiro de 2009
Estreia em 2009.....Tava a ver que não!!!!
Cana: Aspire BX 3,00 mts
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Pesca lúdica no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Gabinete do Ministro
Pesca lúdica no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina:
A Portaria n.º 143/2009, de 5 de Fevereiro, que é um complemento da portaria que regulamenta a pesca lúdica em todo o território nacional (portaria nº 144/2009, de 5 de Fevereiro) constitui uma peça legislativa da maior relevância para a regulamentação da pesca lúdica no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Atendendo às condições naturais excepcionais, à importância social da pesca lúdica para os residentes e naturais deste território, e à necessidade de garantir a sustentabilidade da exploração dos recursos faunísticos marinhos, nomeadamente na apanha profissional do perceve que constitui uma actividade económica que se pretende valorizar e proteger, foram estabelecidas algumas condicionantes a esta actividade.
A portaria nº 143/2009, de 5 de Fevereiro, estabelece um quadro legal em que o carácter recreativo, e por consequência subsidiário e não comercial, servem de referencial. Num contexto de recreio e lazer, à semelhança do que há muito ocorre na actividade cinegética, estabelece a limitação da actividade a dias semanais fixos: a pesca lúdica é permitida de 5.ª feira a domingo, e aos dias feriados, o que corresponde a 60% do total dos dias do ano.
Tratando-se de um Parque Natural, impõe-se também objectivos de conservação de biodiversidade, nomeadamente na área costeira e marinha que o constitui. Foram delimitadas pequenas áreas de interdição à pesca lúdica, as quais representam 10% do total do território, em áreas privilegiadas de desova e crescimento de juvenis, de refúgio, protecção a predadores e alimentação de inúmeras espécies marinhas.
Para a apanha de organismos na faixa entre as marés, nomeadamente para o perceve e a navalheira, espécies para as quais os mariscadores profissionais e a comunidade científica têm referido declínio acentuado nos últimos anos, é estabelecido um regime de exploração que beneficia as populações de Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo, concedendo-lhes o exclusivo da exploração. Esta norma permite diminuir a pressão da apanha sobre organismos que se encontram em regressão e manter, para os praticantes locais, uma prática com tradição comunitária. Por outro lado, estimula a auto-responsabilização das comunidades locais pelo estado de conservação dos recursos.
Dando relevo a aspectos sociais da apanha, é ainda estabelecido um limite máximo de captura diária superior ao que vigora no restante território: 1 kg de percebe, em vez de 0,5 kg; 3 kg de mexilhão, em vez de 2 kg.
Este aumento tinha sido reivindicado pelas associações e pelos autarcas locais e só pôde ser concedido com a garantia que, através da diminuição dos dias de apanha e das restrições ao universo dos praticantes, e da interdição da apanha «ao candeio», não se agravaria a pressão de exploração dos recursos.
É pois convicção do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional que a Portaria n.º 143/2009, de 5 de Fevereiro, é um instrumento imprescindível para garantir a sustentabilidade dos recursos faunísticos marinhos da região e assegurar o benefício das populações locais.
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
Comunicado da C.M.O.
COMUNICADO CM ODEMIRA REAGE AO NOVO REGIME DA PESCA E DA APANHA LÚDICA
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
domingo, 1 de fevereiro de 2009
1ª Passatempo Oceano Ibérico "Blue Pond"

Este é um passatempo válido apenas para os membros do Fórum Oceano Ibérico. O prazo que foi estabelecido para apurar o vencedor, pelos seus administradores é dia 15 de Março de 2009.
domingo, 25 de janeiro de 2009
Abertura do Forum Oceano Ibérico

Forum Oceano Ibérico
Forum recentemente criado, para partilhar, os relatos das pescarias dos seus membros de todas as técnica de pesca. Este forum visa contribuir com todos aqueles que desejam partilhar as suas histórias e pescarias.
Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"
terça-feira, 13 de janeiro de 2009
I Torneio Nacional Spinning e Corrico de Costa do Pesca com Amostras

Desenvolver e aprimorar as técnicas de pesca de amostras entre companheiros com vários niveis de experiência, promover e divulgar uma pesca responsável e uma ética desportiva baseada no Pescar & Libertar em eventos competitivos, e promover e divulgar estas técnicas de pesca que são arte, são os outros objectivos deste Torneio.
Jamais realizado em Portugal um evento deste género e que agrega talvez milhares de adeptos no país, temos um certo orgulho de sermos os primeiros a organizá-lo e a oferecê-lo aos Membros do Pesca com Amostras e também a todos os que, imbuídos do mesmo espírito, nele queiram participar.
Organizar um evento desta grandiosidade a nivel nacional é uma tarefa gigantesca para amadores como nós, suportados exclusivamente no empenho e na boa vontade de muitos companheiros do Fórum, que têm dado o seu melhor para Vos proporcionar um evento de qualidade reconhecida.
Para assinalar na memória de todos este evento, já contamos com um excelente lote de Prémios, desde Troféus a Medalhas, Artigos e Equipamentos para Pesca com Amostras, oferecidos pelos Patrocionadores do Torneio, e que oportunamente divulgaremos. O que podemos dizer, é que prima a qualidade.
Venha pescar connosco, venha divertir-se, venha rever os amigos e conhecer novos companheiros.
Zona Vermelha
Zona Laranja
Zona Roxa
Zona Azul
Zona Verde
domingo, 11 de janeiro de 2009
Forum Oceano Ibérico













