Cana: Aspire BX 3,00 mts
domingo, 22 de fevereiro de 2009
Estreia em 2009.....Tava a ver que não!!!!
Cana: Aspire BX 3,00 mts
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Pesca lúdica no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Gabinete do Ministro
Pesca lúdica no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina:
A Portaria n.º 143/2009, de 5 de Fevereiro, que é um complemento da portaria que regulamenta a pesca lúdica em todo o território nacional (portaria nº 144/2009, de 5 de Fevereiro) constitui uma peça legislativa da maior relevância para a regulamentação da pesca lúdica no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Atendendo às condições naturais excepcionais, à importância social da pesca lúdica para os residentes e naturais deste território, e à necessidade de garantir a sustentabilidade da exploração dos recursos faunísticos marinhos, nomeadamente na apanha profissional do perceve que constitui uma actividade económica que se pretende valorizar e proteger, foram estabelecidas algumas condicionantes a esta actividade.
A portaria nº 143/2009, de 5 de Fevereiro, estabelece um quadro legal em que o carácter recreativo, e por consequência subsidiário e não comercial, servem de referencial. Num contexto de recreio e lazer, à semelhança do que há muito ocorre na actividade cinegética, estabelece a limitação da actividade a dias semanais fixos: a pesca lúdica é permitida de 5.ª feira a domingo, e aos dias feriados, o que corresponde a 60% do total dos dias do ano.
Tratando-se de um Parque Natural, impõe-se também objectivos de conservação de biodiversidade, nomeadamente na área costeira e marinha que o constitui. Foram delimitadas pequenas áreas de interdição à pesca lúdica, as quais representam 10% do total do território, em áreas privilegiadas de desova e crescimento de juvenis, de refúgio, protecção a predadores e alimentação de inúmeras espécies marinhas.
Para a apanha de organismos na faixa entre as marés, nomeadamente para o perceve e a navalheira, espécies para as quais os mariscadores profissionais e a comunidade científica têm referido declínio acentuado nos últimos anos, é estabelecido um regime de exploração que beneficia as populações de Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo, concedendo-lhes o exclusivo da exploração. Esta norma permite diminuir a pressão da apanha sobre organismos que se encontram em regressão e manter, para os praticantes locais, uma prática com tradição comunitária. Por outro lado, estimula a auto-responsabilização das comunidades locais pelo estado de conservação dos recursos.
Dando relevo a aspectos sociais da apanha, é ainda estabelecido um limite máximo de captura diária superior ao que vigora no restante território: 1 kg de percebe, em vez de 0,5 kg; 3 kg de mexilhão, em vez de 2 kg.
Este aumento tinha sido reivindicado pelas associações e pelos autarcas locais e só pôde ser concedido com a garantia que, através da diminuição dos dias de apanha e das restrições ao universo dos praticantes, e da interdição da apanha «ao candeio», não se agravaria a pressão de exploração dos recursos.
É pois convicção do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional que a Portaria n.º 143/2009, de 5 de Fevereiro, é um instrumento imprescindível para garantir a sustentabilidade dos recursos faunísticos marinhos da região e assegurar o benefício das populações locais.
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
Comunicado da C.M.O.
COMUNICADO CM ODEMIRA REAGE AO NOVO REGIME DA PESCA E DA APANHA LÚDICA
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
domingo, 1 de fevereiro de 2009
1ª Passatempo Oceano Ibérico "Blue Pond"

Este é um passatempo válido apenas para os membros do Fórum Oceano Ibérico. O prazo que foi estabelecido para apurar o vencedor, pelos seus administradores é dia 15 de Março de 2009.
domingo, 25 de janeiro de 2009
Abertura do Forum Oceano Ibérico

Forum Oceano Ibérico
Forum recentemente criado, para partilhar, os relatos das pescarias dos seus membros de todas as técnica de pesca. Este forum visa contribuir com todos aqueles que desejam partilhar as suas histórias e pescarias.
Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"
terça-feira, 13 de janeiro de 2009
I Torneio Nacional Spinning e Corrico de Costa do Pesca com Amostras

Desenvolver e aprimorar as técnicas de pesca de amostras entre companheiros com vários niveis de experiência, promover e divulgar uma pesca responsável e uma ética desportiva baseada no Pescar & Libertar em eventos competitivos, e promover e divulgar estas técnicas de pesca que são arte, são os outros objectivos deste Torneio.
Jamais realizado em Portugal um evento deste género e que agrega talvez milhares de adeptos no país, temos um certo orgulho de sermos os primeiros a organizá-lo e a oferecê-lo aos Membros do Pesca com Amostras e também a todos os que, imbuídos do mesmo espírito, nele queiram participar.
Organizar um evento desta grandiosidade a nivel nacional é uma tarefa gigantesca para amadores como nós, suportados exclusivamente no empenho e na boa vontade de muitos companheiros do Fórum, que têm dado o seu melhor para Vos proporcionar um evento de qualidade reconhecida.
Para assinalar na memória de todos este evento, já contamos com um excelente lote de Prémios, desde Troféus a Medalhas, Artigos e Equipamentos para Pesca com Amostras, oferecidos pelos Patrocionadores do Torneio, e que oportunamente divulgaremos. O que podemos dizer, é que prima a qualidade.
Venha pescar connosco, venha divertir-se, venha rever os amigos e conhecer novos companheiros.
Zona Vermelha
Zona Laranja
Zona Roxa
Zona Azul
Zona Verde
domingo, 11 de janeiro de 2009
Forum Oceano Ibérico

domingo, 4 de janeiro de 2009
segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
Labrax´s - 6,400 Kg e 3,300 Kg - Carlos Lazaro


Fundo: Misto
Maré: Baixa-mar
Peso: 6,400 kg - 3,300 kg
Técnica: Spinning
Multifilamento: Fireline Cristal 0,17 mm
Cana: Shimano Antares
Carreto: Shimano Stradic 5000 FC
sábado, 20 de dezembro de 2008
Bom Natal e um Optimo Ano Novo
O Pesca na Espuma deseja a todos os seus frequentadores e visitantes um Optimo Natal e um ainda melhor Ano Novo de 2009 cheio de boas capturas.terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Novas Aquisições - MEGABASS X120SW
X120SW M TEASERMEGABASS X120 SW 121.5mm , 12.5g , Head up floating
X120SW M KATAKUCHI RBMEGABASS X120 SW 121.5mm , 12.5g , Head up floating
X120SW HT SAYORIMEGABASS X120 SW 121.5mm , 12.5g , Head up floating
X120SW GG AKAHARA IWASHIMEGABASS X120 SW 121.5mm , 12.5g , Head up floating
domingo, 14 de dezembro de 2008
sábado, 6 de dezembro de 2008
PNE Momentos 2º Parte

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Momentos PNE
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Convivio do PCA - Praia da Légua
A todos, sem excepção o meu Muito Obrigado.
Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Catch Release "Forçado"....
Este fim-de-semana eu e o companheiro destas lides o Miguel (Rato) lá fomos logo pela manhã (6:00) para mais uma jornada de Spinning.
Como o mar se encontrava com pouca ondulação, decidimos que o melhor "spot" seria uma zona de praia. Acabados de descer, o frio que se fazia sentir era de "cortar" a pele.
Após alguns lançamentos e a maré ainda com poucas horas de enchente, as amostras e uma vez que a praia está muito areada e direita estavam a trabalhar mal, isto é, vinham a tocar no fundo, não conseguindo fazer o efeito desejado.
Passados alguns minutos, fomos encostar as canas, apanhar algum lixo que se encontrava na praia e toca a fazer um "valente" fogo, para a malta se aquecer. A manhã prometia uma "valente" GRADE...e assim foi.
De volta a casa para o bom almoço e com uma vontade enorme de voltar ao mar à tarde, e com a respectiva autorização da “Patroa” lá combinámos por volta das 14:00 ir novamente fazer uns lançamentos, agora para outro pesqueiro.
Chegados ao mesmo, este com fundo de pedra, lá fizemos os primeiros lançamentos, onde me calhou na “rifa” este Labrax ainda sem as nossas medidas, que prontamente foi devolvido ao seu habitat.
Entretanto o Miguel ferra um Labrax na ordem dos 2,5Kg a 3,00Kg, que lhe estava a dar uma luta dos diabos, mas o mesmo foi à pedra e o fio foi ao ar levando o Labrax um “piercing” nos “beços”.
Mais uns quantos lançamentos e é a minha vez de ferrar um belo peixe, também este, na ordem dos 2,5Kg a 3,00Kg, que começou a levar linha como os diabos, quando não é meu espanto e uma vez que estava com o Sol de frente, que foi à pedra e derrepente, outro Labrax, a levar mais um “piercing” nos beços.
O dia estava mesmo a correr-nos mal….entretanto mais uma amostra no fio e uns lançamentos e saiu este Labrax de 1,00Kg e 45cm.
No final do dia, a produção foi:
Amostras Perdidas Rodrigo: 2 (duas)
Amostras Perdidas Miguel : 2 (duas)
Capturas Rodrigo: 1 (uma)
Capturas Miguel : 1 (uma)
Catch Release Forçados: 2 (dois)
Catch Release para crescerem: 2 (dois)
O Miguel já ao cair da noite apanhou um Labrax na casa do 1,00Kg.
Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"


.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)



