quarta-feira, 28 de maio de 2008

Reservas de Corais Ameaçadas

Os cientistas descobriram que os resíduos de protector solar que ficam na água do mar são extremamente danosos para os corais. De acordo com o estudo publicado no Environmental Health Perspectives, os componentes químicos das loções que bloqueiam os raios ultravioleta solares provocam uma infecção viral que causa o branqueamento dos corais, provocando a sua morte.
"Nós comparámos diferentes marcas, factores de protecção e níveis de concentração e todos os produtos causaram o branqueamento dos corais duros", escreveu o líder da investigação, Roberto Danovaro, da Universidade Politécnica de Marche, em Itália.

O estudo - realizado no México, Indonésia, Tailândia e Egipto - mostrou que os danos ocorrem mesmo com pequenas quantidades do produto. Ainda segundo os investigadores, 78 milhões de turistas visitam anualmente regiões onde há reservas de corais, concentrando-se na sua maioria - 90 por cento - em dez por cento das áreas de corais. Os especialistas referem que um mergulho de 20 minutos já é suficiente para deixar 25 por cento dos componentes químicos dos protectores solares na água.

"Com estas estimativas, nós acreditamos que até dez por cento das reservas de corais do mundo estão ameaçadas pelo branqueamento causado pelos protectores solares", referem os investigadores, que pedem leis ambientais que limitem o contacto humano com corais em áreas onde outras ameaças ambientais, como uma crescente temperatura do mar, estejam presentes.

Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"

domingo, 25 de maio de 2008

Praia da Carraca - Droga Apreendida


A Guarda Nacional Republicana recolheu no passado dia 16 de Maio mais de sete fardos de haxixe provenientes da "lancha voadora" que sexta-feira encalhou na praia da Carraca, Cavaleiro, Concelho de Odemira, quando traficava droga de Marrocos.

Os fardos de droga, com cerca de 40 quilos cada, estavam no mar e foram recolhidos após buscas que começaram ao início da manhã.

A "lancha voadora" dos traficantes tinha uma potência de cerca de 1.000 cavalos, sendo embarcações do tipo semi-rígido (casco em fibra com flutuadores) e de cor preta para dificultar a detecção. Na operação desencadeada em terra, que envolveu 35 militares, as autoridades apreenderam também duas carrinhas para onde estava a ser transferida a mercadoria e um carro usado pelos traficantes para vigiar os movimentos das autoridades na costa.

NOTA: Foi pena que tudo isto, tenha levado a que a embarcação não fosse recolhida do local pelas autoridades competentes, deixando um vasto amontoado de lixo na nossa costa.
É precisso ter lata.......











Rodrigo Zacarias By "Ocean Atlantic"

Regresso ao Aquário



Boas companheiros.

Ontem sábado fui com Rato ao aquário onde me iniciei na pesca á chumbadinha, tento e boia.Fomos ao aquário dele, pesqueiro que dá sempre uns peixes, a coisa ontem mostrava-se pouco acolhedora, vento chuva, mas o mar tinha optimas condições, sendo assim lá fomos fazer uns lançes á cumbadinha, pescamos desde 7,30h ás 12,30h, começamos por apanhar vento que uma hora depois passou e lá começaram a sair uns peixes com regularidade, depois levamos com uma valente chuvada em cima, no final feitas as contas a manhã mostrou-se boa, fizemos um total de 40 peixes ( 6 sargos, 2 choupas, 2 carapaus, 3 viuvas e 27 safias).











Técnicas utilizadas: – Pesca á Chumbadinha.

Iscos utilizados – camarão congelado, engodo de sardinha esmagada.

Material utilizado – Canas Hiro Power X 6m,Barros power strike 6m, Carretos Daiwa BG15 e Geologic 4x4 5000 , Colmic Fendreel 0,30 e Vega kripon 0,30. chumbadinas de correr tipo oliva 8gr e 10gr, Anzóis Haybusa e mustad nº. 2.


Rodrigo Zacarias by "Ocean Atlantic"


terça-feira, 20 de maio de 2008

Pesca com Amostras - Forum

Novo Forum dedicado a todos os que gostam de pesca com amostras, Spinning, Corrico, Corrico de Costa, Corrico de Altura e Jigging.

Se a pesca com amostras é a sua modalidade favorita, não perca a oportunidade de discutir todos os assuntos com ela relacionados, trocar opiniões e experiências, e de se manter actualizado em todas as envolventes deste apaixonanete desporto.

Visite o Forum em www.pescacomamostras.net

Rodrigo Zacarias by "Ocean Atlantic"

Convívio Sudoeste - 21 de Junho 2008




Encontro convívio Almograve


Data e local:

O próximo convívio PescaDesportiva-PT terá lugar no Almograve, concelho de Odemira e será no dia 21 de Junho.

A concentração terá lugar no estacionamento da Praia do Almograve, pelas 8.30 / 9.00, hora essa que cada um deverá escolher como se de um dia de pesca se tratasse o local para passar alguns momentos de confraternização com amigos ou familiares, neste belo local da Costa Alentejana.

Todos devem se preocupar com a segurança pessoal, apesar deste local não ter grandes falésias nem zonas perigosas, a segurança nunca deve passar ao lado, devem também, no caso de não terem licença de pesca para esta zona tira-la uma vez que a Polícia Marítima costuma frequentar esta zona com alguma assiduidade.

A partir das 14/15:00 Horas temos um espaço alugado ao Centro Sócio Cultural da Longueira/Almograve para efectuarmos o convívio e confortarmos o estômago depois da jornada de pesca de quem entender fazê-la.


Alojamentos:

No caso dos participantes que pretendam alojamento deverão consultar Alojamento

Tipo de pesqueiros:

Os tipos de pesqueiros são para todos os gostos, andando em torno de praias, pequenas baías e laredos, com fundos de pedra, areia e mistos.

Técnicas:

Spinning Surf-Casting Bóia Chumbadinha Tento Buldo


Rodrigo Zacarias by "Ocean Atlantic"

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Litoral Alentejano e Costa Vicentina




Das Costas mais bonitas que conheço e a qual tenho a "sorte" de aqui viver...
O Litoral Alentejano e Costa Vicentina

Rodrigo Zacarias by "Ocean Atlantic"


terça-feira, 6 de maio de 2008

Workshop SPINNING - Nivel 1


24 de MAIO de 2008 - INATEL COSTA DE CAPARICA

PROGRAMA WORKSHOP SPINNING

09.00 - Encontro com os Participantes do Workshop

09.30 - Início do workshop

- Introdução;- Espécies Alvo - Robalo e Baila;- O Mar – Localizar o Peixe;- O Material;

11.30 - Intervalo para beber um Café

11.45 - Reinício das Actividades do Workshop

- Os Artifíciais;
- As Técnicas;
- Vinis;
- Nós;
- Esclarecimento de dúvidas;

13.00 – Almoço (Serviço de Buffet, salgadinhos, salada, sopa, prato decarne/peixe, doce e fruta, vinho branco e tinto, sumos e aguas, café!)

15.00 - Demonstração Prática (Piscina);

16.30 - Esclarecimento de Duvidas;

18.00 - Pesca Livre

Fim do Workshop
As inscições são efectuadas no site da "Bass´n Bait"

Rodrigo Zacarias by "Ocean Atlantic"

I ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO À PESCA COM AMOSTRAS



Vai realizar-se no próximo dia 10 de Maio de 2008, Sábado, a I Acção de Sensibilização á Pesca com Amostras, dividida em duas sessões uma a efectuar na Zona Norte e outra na Zona Sul de modo a minimizar os custos de deslocação aos participantes.Esta Acção de Sensibilização, e este nome deriva do pretendermos que para além de ser únicamente consubstanciada no acto técnico de pescar com amostras, seja também um acto de transmissão de uma forma ética e desportiva de encarar a pesca

Formadores:

Zona Norte: Paulo Machado
Zona Sul: Fernado Corvelo e João Miguel Costa


Horários e Ordem de Trabalhos

9.00 - Concentração

9.30 - Inicio dos Trabalhos

- Canas, Carateristicas, Como Escolher
- Linhas, Acessórios e Nós
- Regulação do Drag de um Carreto
- Bobinar Monofilamento / Multifilamento num Carreto

10.00 - Amostras

De Superficie:
- Sinking, Suspending, Floating
- Jerkbaits, Poppers, Pencils e Passeantes
- Swim Shads e Vinis

De profundidade:
- Divers e Deep Divers
- Light Swim Jigs

11.00 - Demonstração de Animação de Amostras

- Linear
- Stopp and Go
- Twiching
- Walking The Dog

11.30 - Prática de Animação e princípios de selecção de cores de Amostras; Princípios de Observação e Interpretação do Spot de Pesca

13.00 - Almoço Convivio

14.30 - Deslocação para o Pesqueiro

15.00 - Técnicas de Lançamento

16.00 - Sessão de Pesca Com Esclarecimento de Dúvidas

18.30 - Encerramento dos Trabalhos



Material Necessário a Cada Participante:

- Cana
- Carreto
- Amostras
- Troço de Monofilamento
- Troço de Multifilamento
- Alfinetes (snaps) e Destorcedores com alfinete.

Nota: Este evento é proporcionado pelo Forum "Pesca com Amostras"
Rodrigo Zacarias by "Ocean Atlantic"